27 de Setembro de 2025 às 08:49

Prefeitura da região confirma primeiro caso de febre amarela em humanos

Esforços de bloqueio vacinal, controle vetorial e vigilância epidemiológica já estão em andamento.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas foto: Arquivo/Agência Brasil

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou nesta quinta-feira, 25/9, uma nota oficial informando sobre o primeiro caso de febre amarela em humanos na cidade.

Uma idosa residente em Patos de Minas foi atendida na UPA no dia 30/8 com sintomas leves e suspeita de dengue; contudo, o resultado do exame foi negativo para a doença.

Mas uma amostragem dos resultados negativos é sempre reavaliada pela Rede Sentinela, da Secretaria de Estado de Saúde. A amostra dessa paciente, testada para outras doenças, teve resultado positivo para febre amarela esta semana.

A investigação epidemiológica está em andamento para determinar a origem da infecção. Até o momento, não há outros casos suspeitos em investigação.

Ações imediatas da prefeitura:

Bloqueio vacinal

Vacinação contra a febre amarela em todos os postos de saúde, escala especial do Vacimóvel e mutirões de vacinação.

Controle vetorial

Combate aos mosquitos transmissores da doença, com borrifação extra e intradomiciliar, em regiões estratégicas da área urbana e rural.

Vigilância entomológica

Monitoramento da infestação dos mosquitos transmissores da febre amarela e investigação de morte ou adoecimento de primatas não humanos, sinalizadores da presença do vírus no ambiente.

Pessoas que nãotomaram vacina contra a febre amarela devem procurar o Posto de Saúde:

  • Crianças até 4 anos: duas doses (9 meses e 4 anos)
  • A partir de 5 anos: uma dose ao longo da vida

Segundo a prefeitura, atualmente 81,45% da população de Patos já está com o esquema vacinal completo contra a febre amarela. Essa porcentagem está acima da média nacional, mas precisamos chegar a 100%.