Fonte: Prefeitura de Uberlândia foto: Valter de Paula - Secretaria de Comunicação/PMU
A Prefeitura de Uberlândia segue aprimorando e ampliando a capacidade de atendimento do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). Nesta segunda-feira (31), o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, apresentou o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para atendimento às demandas de transporte e apoio por meio das aeronaves operadas ou gerenciadas pelo Comando de Aviação do Estado (Comave). A solenidade aconteceu no Auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, e na Praça Cívica, e contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema.
Com o helicóptero Pégasus da Polícia Militar (PM), o Siate terá condições de oferecer um atendimento mais rápido, especialmente, em situações críticas que exigem urgência e ocorrem em locais de difícil acesso (como em áreas rurais, regiões com estradas não pavimentadas ou com obstruções). Será um diferencial em assistência médica na região.
O convênio assinado pelo Município com a Polícia Militar no início deste ano, por meio da 2ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave), tem validade de cinco anos a contar da data de assinatura. Para o uso da aeronave, serão investidos, anualmente, o montante de R$ 435,6 mil para custeio das operações, totalizando ao final do convênio R$ 2,1 milhões.
foto: Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU
“Hoje, é um dia muito importante para Uberlândia. Com essa parceria damos um passo significativo no fortalecimento da saúde e do atendimento de emergência na cidade, que já vem realizando um trabalho exemplar por meio do Siate. A utilização do transporte médico aéreo complementará nosso trabalho, garantindo a redução significativa no tempo de resposta nos locais mais distantes e de difícil acesso. Será um diferencial fundamental, um importante recurso a mais, permitindo que vidas sejam salvas com maior rapidez”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
“Uberlândia e o prefeito Paulo Sérgio estão de parabéns. Esse helicóptero salva vidas. Significa tratamentos mais rápidos, já que as pessoas que precisam deste atendimento passam a ter condições de se recuperar com muito mais agilidade. Em uma região como essa, que tem uma área rural tão dinâmica, tão grande, com tantas pessoas trabalhando, esse tipo de transporte aeromédico se torna ainda mais importante”, disse o governador Romeu Zema.
O serviço contará com aeronave da PM equipada com tecnologia de UTI móvel, possibilitando o transporte ágil e seguro de pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e pilotos altamente treinados para operações em alta complexidade, garantindo um atendimento rápido e eficiente.
Para complementar o serviço, a equipe do Siate também passou pelo treinamento Profissional de Saúde Embarcado, que é referendado pela Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial. Cerca de 50 profissionais participaram dos treinamentos teórico e prático, nos dias 21 e 22, respectivamente, ministrados pelo médico e diretor do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Jorge Ribeira, e pelos militares do 2ª Brave.
foto: Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU
O Siate
Criado pela Prefeitura de Uberlândia e operado desde 2019, em parceria com o comando local do Corpo de Bombeiros, o Siate é um serviço de atendimento pré-hospitalar das várias situações de emergências ou clínicas. O trabalho em Uberlândia é feito por equipes mistas, o que faz do serviço algo inédito. As ambulâncias que atuam no sistema são compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.
Todo o atendimento acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros, pois os militares continuam recebendo os chamados pelo 193. Ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionam os chamados para a regulação médica, que fica na base do Siate, instalada na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), no bairro Jardim Patrícia. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel com os profissionais necessários para o atendimento.
A parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros facilitou à população acionar, via 193, atendimentos de casos clínicos, trânsito e traumas diversos. Em 2024, foram registradas 29.846 chamadas na central. Destas ocorrências, 7.204 foram resolvidas pela equipe médica por telefone. Ou seja, a própria regulação médica solucionou o atendimento, sem a necessidade de enviar uma viatura ao local.
Além disso, com um serviço mais completo, principalmente com a presença da regulação médica, 96% das ocorrências pré-hospitalares de 2024 foram solucionadas em até uma hora, ou seja, dentro do que os profissionais chamam de “Período de Ouro”, que é o momento mais adequado para atendimento. As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e Hospital Municipal complementam com excelência o serviço, recebendo pacientes oriundos de 15.704 ocorrências recebidas via Siate.