28 de Fevereiro de 2023 às 08:53

Prefeitura de Uberlândia incentiva vacinação contra a brucelose animal

Imunização deve ser feita em bovinos e bubalinos com idade entre 3 e 8 meses

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia foto: Divulgação Secom - PMU

Em busca de auxiliar os produtores rurais do município e contribuir com a saúde animal, a Prefeitura de Uberlândia publicou, na última sexta-feira 24/2, no Diário Oficial do Município (DOM), uma série de incentivos para a imunização contra a brucelose em bovinos e bubalinos. Por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a administração municipal viabilizará procedimentos para que os produtores protejam seus rebanhos e coloquem em dia a vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). (Confira aqui a resolução)

Dessa forma, o produtor precisará apenas adquirir as doses e providenciar estrutura básica para obter o suporte gratuito da SMAEI. Entre os principais benefícios possibilitados pela Prefeitura está a cessão de profissionais do programa Sanidade Animal, da Coordenadoria de Pecuária, Defesa e Educação Sanitária, para a aplicação de vacinas e marcação em fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária entre 3 e 8 meses. Serão disponibilizados um médico veterinário, cadastrado junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e um vacinador auxiliar, capacitado e coordenado pelo primeiro profissional.

“Todas as ações serão permitidas via Programa Municipal de Incentivo à Vacinação contra Brucelose, que objetiva o controle sanitário desta doença. O intuito é atender, semestralmente, até 30 animais por produtor rural. Terão prioridade os rebanhos de propriedades pertencentes a produtores da agricultura familiar já cadastrados em programas da Secretaria”, considerou a secretária da SMAEI, Thalita Jorge.

Como solicitar o serviço

As solicitações já podem ser feitas pelo produtor junto ao Anexo Agropecuário, localizado à avenida das Gameleiras, 10, bairro Planalto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Para participar do processo de imunização, o produtor rural (agricultor familiar) precisa ter posse ou arrendamento de área de até 80 hectares (ha), possuir cadastro junto ao IMA para controle sanitário do rebanho e sua propriedade deve estar dentro dos limites do município.

É essencial também que o produtor rural apresente a nota fiscal de aquisição da vacina no ato da imunização dos animais para preenchimento de relatório e emissão do atestado de vacinação. O produtor ainda precisa disponibilizar estrutura adequada, com botijão de gás e pessoas para contenção dos animais.

O que a SMAEI oferece de apoio ao produtor

A Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação disponibilizará aos profissionais responsáveis pela imunização e marcação de bovinos e bubalinos os seguintes materiais/serviços:

·         Emissão do receituário pelo médico veterinário para que o produtor adquira a vacina;

·         Despesas com deslocamento do médico veterinário e/ou auxiliar de vacinação para a execução do programa;

·         Vacinação e marcação dos animais;

·         Encaminhamento ao IMA do Atestado de Vacinação contra Brucelose emitido pelo médico veterinário;

·         Encaminhamento ao produtor rural do Recibo de Entrega da Declaração de Vacinação contra Brucelose emitida pelo IMA, via correio eletrônico ou mensagem por aplicativo ou disponibilizado impresso para retirada do produtor no anexo agropecuário.

Vacinação

Desde 11 de junho de 1997, a vacinação contra a Brucelose é obrigatória no Estado de Minas Gerais. Deve ser feita em todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina com idade entre 3 e 8 meses. É necessário, ainda, a comprovação pelo produtor rural da vacinação das bezerras ao IMA, no mínimo, uma vez por semestre.

Utiliza-se dose única de vacina, elaborada com amostra de Brucella abortus (B19), da bactéria causadora da doença que é caracterizada por infertilidade e aborto no final da gestação nas espécies bovina e bubalina.