20 de Dezembro de 2018 às 12:26

Prefeitura volta a conceder programa de bolsas de estudo para curso técnico em agropecuária

O programa objetiva oferecer para jovens das associações e conselhos rurais vinculados ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patrocínio (CMDRS).

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, publicou hoje (18) uma nova lei que dispõe sobre a reimplantação do programa de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco. O programa objetiva oferecer para jovens das associações e conselhos rurais vinculados ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patrocínio (CMDRS).

De acordo com o secretário da agricultura a volta da bolsa, que ficou parada no ultimo ano em razão da reconstrução da estrutura legal e para rever a condição financeira, é uma resposta responsável aos clamores da comunidade "Nós já temos conversado há bastante tempo com o Prefeito e conseguimos alinhar, depois de aguardar o melhor momento considerando o aspecto financeiro ele definiu a reimplantação das bolsas, porém, em razão da dificuldade financeira, colocar R$300 por bolsa, sendo uma bolsa para cada uma das 38 conselhos do município. A fundação, por sua vez, se comprometeu a fazer um estudo social de cada aluno para avaliar um desconto, ou seja, a Prefeitura entra com a metade da bolsa e a fundação avalia caso a caso o desconto que será possível dar, podendo inclusive ser de 100%, dependendo da situação social do aluno. Que por sua vez, fica responsável por prestar 400 horas de estágio, uma boa parte delas para programas da Secretaria Municipal de Agricultura e desenvolvendo trabalhos coletivos na sua comunidade rural, a exemplo da coleta de solo no ano que vem para a distribuição do calcário, que terá que ser feita pelo aluno em cada propriedade da comunidade" explicou o Secretário, que ainda afirmou que caso as comunidades indiquem mais de um nome para a bolsa, ficará com o benefício aquele que obtiver a melhor colocação no processo seletivo.

Os recursos, na casa de R$ 11 mil e 400 por mês, serão transferidos da conta corrente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS) o qual arcará com as despesas.

Apesar de uma prova de admissão já ter acontecido no último dia 8, outra prova será aplicada no próximo dia 2 de janeiro do ano que vem.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!