29 de Maio de 2014 às 18:47

Preso taxista suspeito de cometer 17 estupros em Belo Horizonte

Taxista estuprava passageiras usando de graves ameaças e era procurado desde 2011

O taxista Isnard Martins Vieira, de 39 anos, foi preso por policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na manhã desta segunda-feira (26), como suspeito de estuprar 17 mulheres, incluindo adolescentes, em Belo Horizonte.

Desde agosto de 2011, a Delegacia Especializada vinha sendo procurada por vítimas de estupro que alegavam terem sido atacadas por um taxista que as abordava e convidada a entrar no carro, alegando que pretendia ajuda-las, porque elas estariam sendo perseguidas. Após embarcar no táxi, as vítimas eram obrigadas, mediante ameaça de morte, a ter relações sexuais contra sua vontade com o motorista.

Uma pesquisa realizada junto ao sistema apontou que outros sete inquéritos tramitavam em unidades distintas da Polícia Civil sobre estupros de vítimas, que se assemelhavam com os casos que estavam sendo apurados pela equipe da Depca. As investigações apontaram que os crimes ocorreram na região de Venda Nova, Pampulha e no Bairro Padre Eustáquio, sendo o tipo de abordagem das vítimas, as características e o comportamento do suspeito idênticas.

A Polícia Civil solicitou à BHTrans a relação de todos os permissionários e auxiliares de táxis cadastrados junto a empresa e passou a buscar entre eles os que tinham idade entre 30 e 45 e eram condutores de um veículo Siena, chegando a um grupo que incluía Isnard Martins Vieira.

Segundo a delegada Andrea Aparecida Alves, que presidiu o inquérito, ao apresentar as fotografias dos taxistas que se encaixavam no perfil procurado, as vítimas reconheceram Isnard como sendo o homem que as estuprou. “Elas compareceram à delegacia e afirmaram, sem sombras de dúvidas, que seria ele o autor dos ataques”, destaca a policial.