O estado de Minas Gerais passa por uma condição bastante delicada com relação à chuva. Em Patrocínio (MG), a última chuva realmente volumosa registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi no dia 19 de dezembro de 2014, quando choveu 19,6 mm de madrugada e tarde, por volta das 15 horas, 14,6 mm sobre parte do município. De lá para, desde a véspera de natal, uma chuvinha aqui ou lá, em pontos isolados da região, que somados do inicio do mês de Janeiro de 2015 até agora, segundo a estação do INMET em Patrocínio, a precipitação pluviométrica acumulada é em torno de 17 mm.
Na escala anual, dezembro é o mês mais chuvoso em Patrocínio e janeiro é o segundo.
A média das temperaturas máximas para o mês de janeiro é de 31,2°C, isso representa 3°C acima da normal climatológica para o período. O dia mais quente da última semana em Patrocínio (MG) foi em 17 de janeiro, com 33,8 graus segundo medição da estação do INMET.
A Umidade Relativa do ar vem baixando, sendo que do mês de Janeiro, hoje, 19 de janeiro, esta sendo o dia com a umidade mais baixa, em torno de 33, segundo a estação do INMET em Patrocínio (MG).
E a chuva vai vir ao longo desta semana! Com o rompimento do bloqueio atmosférico provocado pela presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) a umidade entra com mais facilidade tanto sobre Minas Gerais quanto sobre o Espírito Santo. O calor associado com o ar mais úmido vai favorecer a formação de grandes nuvens que podem provocar chuva forte entre a tarde e a noite.
As maiores chances de chuva para a Belo Horizonte e também para Patrocínio começam a partir da quarta-feira (21). Não há previsão de chuva generalizada, as pancadas que ocorrerem nas cidades de ambos os estados serão rápidas e isoladas, ou seja, os problemas com a seca ainda persistem.