5 de Dezembro de 2025 às 10:58

PRF conclui mais uma etapa de megatransporte de 636 toneladas na BR-365; saiba quando a carga seguirá viagem

O comboio permanece em Monte Carmelo, aguardando a próxima etapa rumo a Goiás.

A PRF por meio da 10ª Delegacia de Patos de Minas (MG), com apoio das unidades de Uberlândia e Araxá, realizou com sucesso mais uma etapa da escolta do megatransporte de uma peça industrial de grande porte ao longo da BR-365. A operação ocorreu entre 8h00min e 18h30min, encerrando no Posto Forte Petro, km 514, no município de Monte Carmelo (MG).

Neste dia, o deslocamento percorreu mais de 70 quilômetros, iniciando no km 442, próximo ao Restaurante do Albertão, e seguindo por um trecho com diversos trevos que exigiram planejamento minucioso e coordenação.

A operação demandou uma ampla estrutura de segurança devido às características excepcionais do conjunto transportado:

  • 123 metros de comprimento
  • 636,5 toneladas de peso total
  • 5,7 metros de altura

Para garantir a segurança de todos, a 10ª Delegacia mobilizou várias equipes em viaturas da PRF, e, após Patrocínio, contou com o apoio operacional da EPR Triângulo, concessionária responsável pelo trecho da rodovia. O efetivo reforçado permitiu a realização de fechamentos totais da via nos dois sentidos em pontos estratégicos, assegurando a circulação exclusiva do comboio. LEIA AQUI

Segundo a EPR Triângulo, o transporte que avança de acordo com as condições de tráfego e clima conta com viaturas de inspeção, resgate, caminhão-pipa e guinchos acompanhando o comboio.

O coordenador de Operações da concessionária, José Nilton Matos, destacou que “esse tipo de transporte é complexo e avança de acordo com as condições de tráfego e clima. A PRF e a EPR Triângulo têm todo um planejamento para manter a convivência segura entre os usuários e a carga, prevendo bloqueios e paradas estratégicas para permitir o escoamento do tráfego”.

O megacomboio permanecerá no Posto Forte Petro, km 514 da BR-365, em Monte Carmelo, aguardando a próxima etapa de deslocamento rumo ao destino final em Edealina (GO).

A previsão de retomada é apenas para a próxima semana, quando outras duas etapas da operação estão programadas e terão detalhes comunicados previamente.