Conhecido por premiar anualmente os melhores grãos do País, o concurso NossoCafé da Yara chega em sua 5ª edição e a região do Alto Paranaíba, com seus reconhecidos cafés de alta qualidade, abriga produtores aptos a disputar o título de campeão.
O período de inscrições será anunciado em breve pela organização do prêmio. Porém, para estar habilitado a participar do concurso, um dos requisitos é que o cafeicultor tenha adquirido os produtos da linha YaraLiva (ou YaraTera Calcinit) YaraMila (ou YaraRega) e YaraVita, entre junho 2020 e maio 2021, comprovado com a nota fiscal ao se inscrever. Portanto, ainda há tempo.
São elegíveis os cafeicultores que apresentem amostras de um lote em uma das categorias: Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca) e Café Natural (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca).
Serão aceitas apenas amostras de cafés da espécie Coffea arabica L. que tenham aspecto uniforme - sem discrepância de cor, teor de umidade máximo de 12%, classificação física que atenda ao tipo 2/3 da Classificação Oficial Brasileira (IN 08/2003, MAPA), grãos chatos, nas peneiras 16 acima, com vazamento máximo de 5% da peneira 16.
O NossoCafé elege os melhores grãos arábica da safra e são avaliados quesitos como: aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio do grão. O objetivo do programa é reconhecer o trabalho dos cafeicultores e incentivar o mercado de cafés especiais no Brasil.
Importância especial para os produtores da região
O concurso é uma oportunidade para os produtores do Alto Paranaíba celebrarem o resultado do ciclo de um ano da sua lavoura de café, uma vez que a iniciativa conta com avaliações criteriosas de renomadas instituições. “A cada edição, encontramos uma grande evolução na qualidade dos cafés graças ao empenho de cafeicultores preocupados em colher os melhores frutos, fazendo da atividade um negócio inovador e sustentável”, explica João Moraes, diretor de Contas Globais na Yara Internacional.