10 de Outubro de 2019 às 10:28

Produtores de Queijo do Cerrado conquistam pódio do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

O concurso elegeu os cinco melhores queijos de Minas Gerais, dois deles são da região do Cerrado

No último sábado (05/10), produtores de Queijo do Cerrado participaram da 12ª edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado durante o Festival Minas à Queijo e Viola, em Uberlândia. O evento elegeu os cinco melhores queijos do estado, e a região do Cerrado conquistou o segundo e o quinto lugar do pódio.

Continue lendo após anúncio
 

O troféu de quinto lugar foi para o Queijo da Neide, produzido por Cleno Boaventura Júnior, de Carmo do Paranaíba. A vice-liderança da disputa foi para o Queijo Vô Joaquim, produzido por Elias Cortes, de Cruzeiro da Fortaleza. De acordo com ele é uma honra elevar o nome da região do Cerrado a nível estadual. “É muito gratificante mostrar nosso trabalho, os queijos que fabricamos todos os dias em nossa propriedade, ainda mais com um resultado tão expressivo”, afirmou o vice-campeão, Elias Cortes.

O evento é uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, (EMATER-MG), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), o Instituto Mineiro Agropecuária (IMA), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a prefeitura e o Sindicato Rural de Uberlândia

Segundo a Coordenadora Regional da EMATER-MG, Leni Alves, durante o concurso os produtores de Queijo do Cerrado disputaram com produtores das regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e com alguns produtores regularizados, que não fazem parte das regiões caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal. Ao todo 35 queijos foram avaliados por profissionais ligados à produção queijeira, que julgaram a cor, a textura, a consistência, o paladar e o olfato dos produtos.

Para a Analista Técnica do SEBRAE Minas, Adenilce Moreira, esse resultado é reflexo do trabalho desenvolvido por entidades como a EMATER, o SEBRAE e o UNIPAM, junto a Associação dos Produtores do Queijo do Cerrado. “A conquista de ter o nosso queijo entre os cinco melhores de Minas Gerais revela o potencial da nossa região e nos incentiva a continuar trabalhando pelo sucesso de nossos produtores”, finaliza.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!