Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Patrocínio, podem se inscrever no Programa ALI Produtividade do Sebrae Minas. A iniciativa oferece acompanhamento gratuito e personalizado com foco em inovação de processos e melhoria da gestão do negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro no escritório da cidade ou pelo site sebrae.mg/ali.
O programa ALI Produtividade é 100% subsidiado pela entidade e oferece um diagnóstico gratuito e personalizado do negócio, identifica gargalos e oportunidades de melhoria. Durante os seis meses de acompanhamento, o empreendedor recebe, na própria empresa, o apoio de um Agente Local de Inovação (ALI) para testar e implementar soluções. o programa. Para participar, as empresas devem ter, no mínimo, 12 meses de operação.
“O programa é uma excelente oportunidade para quem deseja tornar o negócio mais produtivo e competitivo. Os agentes irão levar inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade, e inserir a transformação digital por meio de melhorias rápidas e de alto impacto”, explica a analista do Sebrae Minas Giovana Gomes de Melo.
Como funciona o programa
Ao longo do programa, as empresas passam por oito etapas que incluem: diagnóstico, planejamento, definição de prioridades, aplicação de ferramentas práticas, monitoramento de indicadores e avaliação de resultados. Em Minas Gerais, o ALI Produtividade já atendeu cerca de seis mil pequenos negócios, em 2025. No último ciclo avaliado, as empresas participantes registraram crescimento médio de 11,8% no faturamento, e 31% na produtividade, comprovando a eficácia da metodologia do Sebrae Minas.
Fonte:Assessoria de Imprensa Sebrae Minas - Regional Noroeste e Alto Paranaíba