19 de Julho de 2014 às 14:21

Pronunciamento Cássio Remis, Inauguração Praça Mário Alves do Nascimento – Ceu das Artes

Em um só espaço, lazer, esporte, saúde, assistência social, cultura, educação, arte e cidadania.

Em solenidade festiva e simples, foi inaugurado neste dia 18/07, o “Centro de Artes e Esportes Unificados – ‘Praça Mário Alves do Nascimento” , localizado no antigo clube União Operária, bairro Marciano Brandão. (Coincidentemente dia em que o ex-clube completou 85 anos de fundação)

A nova estrutura conta com teatro com modernos equipamentos de iluminação e sistema de som, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, biblioteca, uma nova unidade do Cras, além de pista de caminhada e parque infantil.

Espero que esta  nova e maravilhosa estrutura reserve um espaço, para uma espécie de memorial do “Clube União Operária,” conservando assim a história deste inesquecível clube. A seguir, compartilhamos o pronunciamento feito na oportunidade pelo Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Cássio Remis. Bastante pertinente:

PRONUNCIAMENTO CÁSSIO REMIS INAUGURAÇÃO DA PRAÇA MÁRIO ALVES DO NASCIMENTO - CEU DAS ARTES

(...) “O populoso e acolhedor Bairro Marciano Brandão, antes conhecido como Sertãozinho, um dos mais antigos bairros de nossa cidade, ganha nesta memorável noite um valioso, majestoso e merecido presente: esta Praça Mário Alves do Nascimento, o CEU das Artes - Centro de Artes e Esportes Unificados, que fica aqui localizada no antigo clube União Operária.

É, sem dúvida, um marco na história moderna de Patrocínio, pois une, em um só espaço, lazer, esporte, saúde, assistência social, cultura, educação, arte e cidadania, servindo de ponto diário de encontros e confraternização entre os moradores desta região populosa, habitada por famílias trabalhadoras e honradas.

Aqui estão abrigados um teatro com modernos equipamentos de iluminação e sistema de som, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, biblioteca, uma nova unidade do CRAS, além de pista de caminhada e parque infantil.

Esta inauguração marca, também, uma data importante para a União Operária de Patrocínio. Foi exatamente no dia de amanhã, 19 de julho de 1929, há exatos 85 anos atrás, conforme consta em antigas notícias e publicações da imprensa local, que esta entidade foi oficialmente criada.

Os jornais da época nos contam que a primeira assembleia da União Operária de Patrocínio aconteceu em um salão do Ginásio Dom Lustosa, que naquele tempo era a sede provisória da entidade. Consta que nos fins de 1930, a União Operária manteve uma banda de música, sob regência do compositor José Carlos da Piedade.

Como se pode ver, coincidentemente tudo tem um significado especial neste evento.

Justíssima, também, a homenagem que a Câmara Municipal, na Legislatura passada, por iniciativa do então presidente Alberto Sanarelli Júnior, prestou ao inesquecível ex-prefeito Mário Alves do Nascimento, que administrou Patrocínio em duas ocasiões distintas, de 1955 a 1958 e de 1963 a 1966.

O senhor Mário Alves imprimiu em suas duas administrações as marcas de honradez, dignidade e honestidade, sendo muito respeitado por sua maneira leal para com os companheiros, sempre atento aos clamores de nossa população.

É muito importante reconhecer, valorizar e eternizar nossos líderes do passado, pois sem eles Patrocínio não seria o que é hoje, esta cidade dinâmica e progressista. Nossas homenagens à querida família do senhor Mário Alves, que teve em seu progenitor um farol, cuja memória ainda há de brilhar por séculos, por tudo de edificante que ele deixou para a história de nosso município. Abraço a todos os familiares nas pessoas de Dona Madalena, essa extraordinária matriarca e do filho Roberto Queiroz do Nascimento, o Betinho, que vem seguindo com sucesso os passos do pai, que sempre lhe serviu de exemplo não só na liderança política, bem como na vida pessoal como respeitado homem público. A todos os demais filhos do senhor Mário nosso respeito e carinho. O pai de vocês foi um grande patrocinense. Exemplo para todos nós, com sua simplicidade e dedicação diuturna ao seu povo.

Neste momento quero reverenciar, por mérito e reconhecimento, o grande e fundamental papel que nossa companheira vereadora Marly Fátima de Souza Ávila, enquanto Secretária de Desenvolvimento Social, no primeiro mandato do Dr. Lucas, teve para que este Centro de Artes e Esportes Unificados se tornasse realidade em nosso meio, pois foi em sua gestão que Patrocínio aderiu ao projeto do Governo Federal.

Ainda no ano de 2011, ela e sua equipe foram diversas vezes a Brasília; trabalharam com afinco em toda a elaboração do projeto, para que um sonho se tornasse realidade, integrando num mesmo espaço físico programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

A companheira Marly abraçou a causa, logo que o Governo Federal lançou a ideia, por acreditar no objetivo deste Centro, de promover a cidadania e valorizar o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas.

Não é novidade para ninguém que o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é a menina dos olhos de Marly Ávila. E o CRAS é uma das razões principais deste Centro de Artes e Esportes Unificados.

Esperamos, agora, prezado Dr. Eduardo Arantes, que este CRAS aqui do Marciano Brandão venha a funcionar a todo vapor, com equipe completa, atendendo também, além do Marciano Brandão, os bairros Santo Antônio, São Cristóvão, Olímpio Nunes e Manuel Nunes. Porque assim nossa cidade terá, então, unidades do CRAS atendendo nos quatro pontos de nossa cidade.

Sabemos que o Dr. Eduardo tem um carinho todo especial por este projeto. Deu continuidade a esta obra com entusiasmo e vigor e com toda sua competência e experiência tornará este Centro um dos orgulhos referenciais de Patrocínio. Se a condução diária desta obra está nas mãos do Dr. Eduardo, podemos ter certeza de que esta obra está em boas mãos.

Parabéns pela obra, prefeito Lucas! Feliz o prefeito que faz obras eternas. Suas realizações ficam marcadas e marcantes para as futuras gerações, que serão beneficiadas e poderão usufruir das muitas oportunidades a serem ofertadas aqui neste espaço.

Nosso fraternal abraço à Cesária Alice Macedo, Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, aqui representando o Governo Federal. Com sua vasta bagagem de conhecimento e profissionalismo, Cesária foi parceira de primeira hora de Patrocínio na consecução deste importante projeto. Leve ao Ministério da Cultura nossa eterna gratidão.

Encerro dizendo que o segredo de qualquer conquista é a coisa mais simples do mundo: é saber o que fazer com ela.

Esta Praça Mário Alves do Nascimento, o CEU das Artes é mais uma conquista do povo de Patrocínio. Vamos agora, todos juntos, zelar por ela, cuidar bem dela, usufruir de seus inúmeros e imensos benefícios, fazendo deste lugar um ambiente das famílias, das crianças, da juventude, dos idosos, um espaço de convivência, de confraternização e de demonstração de amor pelas boas coisas de Patrocínio.

Muito obrigado a todos e até uma próxima oportunidade, se Deus quiser.” (Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Cássio Remis)