15 de Dezembro de 2014 às 22:26

Pronunciamento de Cássio Remis no Histórico Lançamento do Plano Diretor

"Quase 50 anos depois, Patrocínio ganha um novo Plano Diretor, em substituição á verdadeira colcha e retalho que se tornou o atual durante toda a sua vigência"

PRONUNCIAMENTO  CÁSSIO REMIS, MÉRITO ESTUDANTIL 2014 e LANÇAMENTO DO PLANO DIRETOR:
(...)

 
"Com toda certeza, esta noite vai entrar para a história de Patrocínio.
 
(Foto: Ascom Câmara Municipal)

Não bastasse a grande festa em torno do Mérito Estudantil e a promulgação do Novo Plano Diretor pelo conjunto dos Poderes Executivo e Legislativo, Patrocínio tem a honra de receber hoje, de uma só vez, o excelentíssimo senhor Governador do Estado Alberto Pinto Coelho Júnior e o excelentíssimo senhor Presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Antônio Dinis Pinheiro.
 
O deputado Dinis Pinheiro já é patrocinense. Nosso Governador veio a Patrocínio para se tornar o mais novo patrocinense.
Peço licença aos alunos e professores agraciados com a homenagem do Mérito Estudantil, para primeiramente dirigir a palavra ao nosso Governador Alberto Pinto Coelho, que receberá neste ato solene a cidadania honorária que lhe foi conferida por nosso povo.
 
ConcederNosso Governador Alberto Pinto Coelho é o cidadão mais importante e expressivo de Minas Gerais. -lhe a Cidadania Honorária de Patrocínio é uma honra para nossa cidade. 
 
O nosso Governador se identifica com nosso povo, porque tem o jeito simples de nossa gente.
 
Nos últimos meses, conduzido pelo amigo em comum Dinis Pinheiro, tive a grata oportunidade de conhecer mais de perto o Governador Alberto Pinto Coelho. Encontrei nele mais que um político ou um governante, mas um homem simples, de fácil contato e acesso, que muito bem nos faz lembrar os grandes políticos do passado, por seu carisma, gentileza, paciência e fidalguia.
 
Eu, na condição de vereador, presidindo este que é meu último ato como presidente da Câmara, posso dizer que Vossa Excelência, Governador Alberto Pinto Coelho, está no rol destes grandes governantes do passado glorioso de nossa Minas Gerais, porque Vossa Excelência, em tão curto espaço de tempo à frente do Governo mineiro, abriu os braços e as portas do Palácio Tiradentes e da Cidade Administrativa para acolher as lideranças dos 853 municípios sob seu comando. Tudo com muita simplicidade, ouvindo muito, facilitando para todos aqueles que querem estar próximos de seu governador.
 
Alberto Pinto Coelho, nosso novo conterrâneo, é homem de conversa fácil, calmo, e tem como característica marcante um sorriso estampado no rosto todo o tempo. Ele gosta muito de uma boa prosa sobre política. Faz política à moda antiga, na base do diálogo, do consenso, das soluções viáveis, práticas e objetivas.
 
Homem de grupo, Alberto Pinto Coelho já abriu mão de seus de projetos políticos pessoais para atender a chamamentos maiores, numa demonstração viva e latente de seu caráter.
 
Depois de quatro mandatos como deputado estadual, seus colegas de Assembleia diziam que nunca viram o Alberto fazendo outro gesto que não o de estender a mão, até mesmo aos adversários. No Parlamento Mineiro conquistou respeito e reconhecimento pela sua maneira sempre habilidosa, conciliadora e articulada. Foi líder de bancada e líder do governo. Acumulou amigos e sempre serviu de ponte entre Governo e deputados.
 
Por seus méritos e porque sempre foi protagonista dos principais episódios da Casa, chegou a Presidente da Assembleia Legislativa, depois a vice-governador e, agora, é o grande governador dos mineiros. Inaugurou em sua vida e na vida do Estado um momento histórico, porque se tornou o primeiro presidente do parlamento mineiro que teve ascensão ao cargo máximo do governo.
 
Eu, particularmente, excelentíssimo Senhor Governador e conterrâneo, tenho o senhor como referência e bússola.
 
Aprendo, com sua história de vida e trajetória política, que os sonhos não morrem. Os sonhos podem ser adiados, mas eles um dia haverão de se realizar, porque são nobres e servem a ideais maiores. Quero eu, se Deus quiser, seguir seus ideais e continuar sonhando sonhos possíveis de se tornarem realidade.
 
Nós dois temos como amigo em comum, aqui presente, o atual presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, que juntamente com o senhor começou sua trajetória parlamentar em 1994. Ele que, como eu, começou sua trajetória política como o vereador mais jovem a ser eleito, tendo chegado à presidência da Assembleia como seu mais jovem presidente, assim como eu, que cheguei à presidência da Câmara como seu mais jovem presidente. Eu sei que o Dinis, que é um de seus mais frequentes interlocutores e amigo de todas as horas, tem em Vossa Excelência o que ele costuma chamar de “conselheiro permanente”.
 
Alberto Pinto Coelho e Antônio Dinis Pinheiro não escolheram o destino que têm, porque ambos são predestinados a servir ao povo. Ambos têm o destino que merecem, porque o destino destes dois homens públicos está de acordo com os seus méritos. Patrocínio admira homens com valores tão nobres. Por isso os patrocinense se orgulham de poder chamá-los de conterrâneos.
 
Mas eu quero fazer desta homenagem, Senhor Governador, um momento de agradecimento, porque isso é próprio da gente de Patrocínio.
 
Obrigado, Governador Alberto Pinto Coelho por quatro obras recentes e relevantes do governo ora sob comando de Vossa Excelência para nossa cidade: a dotação de um IML completo, com todo aparato físico e funcional e pela liberação dos 14 milhões de reais, já consignados no orçamento do próximo ano, para que finalmente Patrocínio possa ter o seu novo e sonhado Pronto Socorro Municipal, obra que vai coroar a administração do prefeito Lucas Campos de Siqueira. A primeira parcela já se encontra depositada na conta da Prefeitura. Obrigado, também, Senhor Governador, pela ampliação do aeroporto local e pela construção da nova sede de nosso Quadragésimo Sexto Batalhão, um grande presente para nosso município e região. Sabemos que concorreram para execução destes investimentos e conquistas, além de seu arrojo como administrador, a sua sensibilidade política e sua visão de proporcionar ao interior do Estado melhores condições de infraestrutura.
 
Obrigado, Governador. “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”. E Vossa Excelência merece todas as honras e glórias. É com muita honra e orgulho que Patrocínio lhe concede este Título. É com muito orgulho e honra que agora podemos chamá-lo de conterrâneo.
 
Peço licença, também, para dirigir algumas palavras ao carismático deputado Dinis Antônio Pinheiro, meu dileto amigo, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sem dúvida um de seus mais brilhantes presidentes, um dos expoentes da nova geração de políticos e um dos orgulhos de nosso Estado.
 
É bom e agradável tê-lo mais uma vez aqui conosco nesta noite, amigo Dinis Pinheiro. Tenho pronunciado, como minhas, suas palavras, de que é um autêntico empregado do povo. É assim que eu me sinto na vida pública. Me espelho em você, em sua trajetória política, em seu histórico em prol do bem comum.
 
Escrevam o que eu vou dizer para ser lido em um futuro muito próximo: Dinis Pinheiro ainda será Governador de Minas Gerais.
 
Quero, se Deus quiser, poder dizer, de peito estufado, que o Governador mineiro é meu conterrâneo, adotado como patrocinense por seus méritos de benfeitor. E, melhor ainda, que o Governador de Minas é meu amigo pessoal, amigo dos patrocinenses. Que vai trabalhar diuturnamente por nossa terra, porque assim como eu é também apaixonado por Patrocínio.
 
Você, Dinis Pinheiro foi por nós adotado como filho honorário por sua galhardia de grande e admirado líder, a cada dia mais respeitado pelo povo mineiro, pela marca de competência, modernidade, transparência e lisura que imprimiu à frente do Parlamento mineiro.
 
O deputado Dinis marcou época e escreveu uma nova história na direção da Assembleia. Com isso conquistou a simpatia e o respeito dos mineiros, por seu espírito republicano, estadista, democrata, e, sobretudo, de homem sensível aos clamores públicos.
 
Obrigado por tudo, Dinis Pinheiro. É uma alegria muito grande para mim podê-lo considerar meu amigo.
 
Num gesto nobre do prefeito Lucas Siqueira, este ato solene marca também a sanção do Novo Plano Diretor de Patrocínio, que será assinada em conjunto pelos poderes Executivo e Legislativo, tendo como testemunhas ilustres nosso Governador e nosso Presidente da Assembleia. É um momento histórico. Quase 50 anos depois Patrocínio ganha um Novo Plano Diretor, em substituição à verdadeira colcha de retalhos que se tornou o atual durante toda sua vigência.
 
O projeto do Plano Diretor ficou parado por mais de três anos na Câmara. Em nossa gestão como presidente da Casa, de forma democrática ouvimos segmentos representativos da sociedade, acatamos sugestões, participamos de exaustivas reuniões e num trabalho e esforço coletivo, nós vereadores apresentamos mais de duzentas emendas coletivas, trabalhando arduamente para que esta matéria de fato se concretizasse.
 
De forma muito especial quero agradecer o empenho de todos os vereadores e vereadoras que atuaram nos estudos, na discussão e votação desta lei. Agradeço a dedicação de nossos funcionários e de toda equipe técnica que nos auxiliou nesse trabalho. Quero também agradecer a todos que direta ou indiretamente participaram dessa empreitada. Entregar a Patrocínio este Novo Plano Diretor é sem dúvida um marco para a atual Legislatura. Este nosso mandato, companheiros vereadores e companheiras vereadoras, entra para a história moderna de Patrocínio, pois com este Novo Plano nosso município dá um grande salto para garantir as transformações nas próximas décadas. Nós dotamos nossa cidade de um conjunto de mecanismos que vai possibilitar ainda mais seu desenvolvimento.
 
A sanção do Plano Diretor é um dos principais momentos de sua gestão, prefeito Lucas Siqueira, pois determina o planejamento de longo prazo de nossa cidade. Obrigado por nos permitir participar desse histórico momento. Eu garanti a você, Lucas, que o Plano Diretor seria votado enquanto eu fosse Presidente da Câmara. Compromisso assumido, compromisso cumprido.
 
Dirijo-me, por fim, aos alunos e alunas das escolas de Patrocínio e aos professores de nossos educandários, os grandes protagonistas homenageados desta memorável noite do Mérito Estudantil. Todos os agraciados foram indicados pelas escolas, dentro de critérios estabelecidos por elas, sem nenhuma interferência ou ingerência de quem quer que seja.
 
São 61 estudantes, de escolas estaduais, municipais (urbanas e rurais) e particulares, avaliados e escolhidos pelas comunidades educacionais. Foram observadas as notas que têm ao longo do ano, o espírito de solidariedade e liderança, o bom comportamento e respeito aos colegas, as boas atitudes e o cumprimento de seus deveres.
 
Vocês estão de parabéns. Vocês são merecedores. Servem de incentivo para seus colegas. Dêem valor aos estudos. Mantenham uma postura correta diante da vida. Recebam este troféu como um reconhecimento pelo esforço de cada um. Guardem este troféu como um tesouro. Que Deus abençoe suas vidas.
 
Nesta noite 42 professores são também homenageados. Democraticamente escolhidos, são mais que merecedores. Todos nós passamos pelas mãos de um professor. Não aprendemos nada sozinhos. Precisamos contar sempre com sua mão amiga e com a luz de sua sabedoria.
 
Vocês, queridos professores homenageados, vocês recebem esta honraria em nome de todos os demais, porque todos, indistintamente, merecem igual homenagem e devem ser valorizados por tudo que representam na vida de todos nós.
 
Na placa de prata que vocês, mestres e mestras receberão, está gravada uma mensagem que expressa exatamente o nosso sentimento. Nesta placa está escrito para a eternidade: “Você não só ensina. Você forma vidas. Das primeiras letras às graduações maiores. Dos primeiros passos aos mais elevados degraus. Parabéns por sua valiosa contribuição à Educação de Patrocínio. Nossa homenagem, reconhecimento, respeito e admiração. Mas, sobretudo, a certeza de nossa eterna gratidão”. Obrigado queridos mestres. Muito obrigado mesmo.
 
Quero finalizar abraçando de modo muito especial aos familiares de todos os agraciados. Parabéns por mais essa vitória das famílias de vocês.
 
Cumprimento de forma especial o nosso Secretário Municipal de Educação, professor Eurípedes de Assis Peres, nosso Jipão. Cumprimento às autoridades presentes e parabenizo a todos que vêem a educação como investimento de futuro. Educar hoje é pensar no amanhã.
 
Nosso agradecimento à diretoria do Catiguá Tênis Clube, que gentil e gratuitamente mais uma vez nos cedeu este espaço para realização deste evento. Tal apoio contribuiu sobremaneira para o sucesso dessa solenidade.
 
O líder sul-africano Nelson Mandela disse que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Também já foi dito pelos sábios que “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida” e que “a boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor”. A Câmara Municipal, por seus 15 vereadores, muito se orgulha em valorizar a Educação.
 
Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Natal de encontros, reencontros, de união das famílias e de muita fraternidade. Que o Natal faça renascer em todos os corações a alegria de viver e conviver.
 
Que 2015 seja o raiar de novos dias. Que seja de recomeços e continuidade de bons projetos para o presente e futuro, com muitas realizações, saúde e prosperidade para todas as famílias." (Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio)