28 de Agosto de 2025 às 14:49

Protagonismo feminino marca o 1º Concurso Internacional de Torra Brasil x Japão 2025

Expocacer sediou disputa inédita que uniu mestres de torra do Brasil e do Japão

A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) sediou, nos dias 24 e 25 de agosto, o 1º Concurso Internacional de Torra Brasil x Japão 2025. O evento inédito foi realizado no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC Cerrado), em Patrocínio (MG), em parceria com a Cerrad Coffee & Company, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Fundaccer e apoio da Atilla.

A competição celebrou a conexão entre os dois países e a qualidade dos cafés especiais do Cerrado Mineiro, produzidos pelos cooperados da Expocacer.

Campeã japonesa e pódio com protagonismo feminino

A disputa consagrou a japonesa Ishikawa Nene como grande campeã da competição. Reconhecida também por sua vitória na edição japonesa do campeonato em 2024 (Torra Japão – Road to Brazil), Nene reafirma seu nome entre as maiores referências da torrefação mundial.

O segundo lugar ficou com a brasileira Roberta Bazilli, seguida por Michael de Alcântara (3º lugar) e Kazuo Nitta (4º lugar).

Os vencedores receberam cafés especiais da Expocacer em proporções: 60 kg para o 1º colocado, 40 kg para o 2º, 30 kg para o 3º e 20 kg para o 4º.

“Estou muito feliz por ter vencido as competições, tanto no Japão quanto na final no Brasil. Foi a primeira vez que utilizei o torrador da Atilla, uma experiência fantástica, mas também muito desafiadora, pois tudo foi novidade no processo. Para mim, foi muito emocionante participar de um campeonato tão importante em Patrocínio, especialmente na Expocacer, que representa os cafeicultores da região”, afirmou Nene San.

Representatividade feminina no café

O resultado desta primeira edição ganha ainda mais relevância pelo protagonismo feminino, com duas mulheres ocupando o topo do pódio. Essa conquista reforça a crescente representatividade delas no agronegócio e na cafeicultura, setor em que, segundo o Censo Agropecuário 2017 (IBGE), as mulheres já administravam 19% dos estabelecimentos rurais no Brasil, número que segue em expansão com iniciativas de liderança, inovação e sucessão familiar.

“Ver profissionais como Ishikawa Nene e Roberta Bazilli no topo reafirma a força e a inovação das mulheres no setor cafeeiro. Elas inspiram toda a cadeia, das lavouras até os mercados internacionais”, destaca Sandra Moraes, gerente comercial de cafés especiais da Expocacer.

“A conquista no campeonato marca um momento muito importante para a torrefação dos países e para as mulheres que estão nesse setor. É bom ver que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no agro”, conclui Roberta Bazilli.

Conexão Brasil x Japão e oportunidades globais

Para Carlos Akio, chefe de escritório de embarque da Cerrad Coffee & Company, a realização do concurso também representa o fortalecimento da parceria histórica entre a empresa e a Expocacer:

“Essa competição simboliza uma trajetória de mais de 35 anos de colaboração, construída sobre a qualidade excepcional dos cafés dos nossos cooperados. Além disso, reunir mestres de torra do Brasil e do Japão promove um espaço de colaboração, troca de conhecimento e negócios, beneficiando toda a cadeia cafeeira.”

Um marco para o Cerrado Mineiro e a torra mundial

Com resultados históricos, o Concurso Internacional de Torra Brasil x Japão 2025 se consolida como um marco cultural e profissional, com potencial de se tornar referência anual no calendário do setor. A realização reforça a conexão entre Brasil e Japão, valoriza a produção do Cerrado Mineiro e amplia a visibilidade dos cafés especiais brasileiros no cenário internacional.

Além de destacar a excelência técnica dos competidores, a edição inaugural também ficou marcada pela presença de duas mulheres no topo do pódio, evidenciando uma representatividade cada vez maior no setor cafeeiro.

O evento foi uma realização da Expocacer, em parceria com a Cerrad Coffee & Company, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Fundaccer, e contou com o patrocínio da Atilla.

ASCOM / Expocacer – Por Anna Lívia Leal


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!