A aposentadoria, a demissão sem justa causa e a compra do imóvel garantem o direito ao fundo
Um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pode ser sacado em apenas determinadas situações estipuladas pela Caixa Econômica Federal. Aposentadoria, demissão, compra do imóvel e doença são possibilidades.
Para isso, será preciso ter em mãos o documento de identificação com foto, a carteira de trabalho e o número de inscrição no PIS/Pasep, além de outros comprovantes exigidos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque.
A retirada de até R$ 1.500 pode ser feita nas casas lotéricas, nos correspondentes "Caixa Aqui", nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem Cartão do Cidadão e senha. Valores superiores devem ser sacados diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Em 2013, foram efetuadas 37,4 milhões de liberações de saque em contas vinculadas, somando R$ 75,7 bilhões. A modalidade de maior representatividade foi a demissão sem justa causa, responsável por 64,33% do total dos valores sacados.
Ao somar essa situação com a aposentadoria e com a moradia, as retiradas foram responsáveis por 90,97% do total dos valores sacados, segundo a demonstração contábil de 2013, a última divulgada pela instituição.
Exterior
Os trabalhadores que moram na Alemanha, na Áustria, na Espanha, nos Estados Unidos, na Itália, em Portugal e em outros países conseguem sacar a grana do fundo, em razão de convênio do governo com esses países. Porém, só será possível retirar a grana se cumprir as mesmas exigências feitas a moradores do Brasil.
Resgatar o fundo é a melhor opção
Quando possível, sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é a melhor opção para o trabalhador, pois a grana renderá mais em outra aplicação.
Hoje, o saldo do fundo é atualizado mensalmente pela TR (Taxa Referencial), que é a correção oficial da poupança. Mas a TR tem ficado muito abaixo da inflação. Em 2014, por exemplo, rendeu só 1,2%, enquanto a inflação oficial foi de 6,41%.
Direito garantido
- O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma conta-poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador.
- Mensalmente, ela deve depositar *% do salário recebido pelo funcionário.
- A cada ano de trabalho, o valor depositado pela empresa equivale a mais de um salário bruto mensal.
- A cada dois meses, o trabalhador recebe em sua casa o extrato do FGTS.
- Ele deve verificar se os depósitos estão sendo efetuados.
- Caso o trabalhador não esteja recebendo o extrato, é necessário atualizar o endereço em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, por meio do telefone 0800-7260207 ou pelo site www.caixa.gov.br
Caso haja alguma dúvida consulte e mail no link abaixo que responderei o mais breve possível.
www.alpemax.com.br