Pensar sobre o mundo e pensar sobre as próprias concepções a respeito do mundo. É isso que queremos quando trabalhamos com as práticas textuais nas turmas do Colégio Prisma. Nas aulas de Redação, nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades direcionadas ao senso crítico e à construção da argumentação em diversos momentos. Isso é possível tanto na prática diária, graças ao material disponibilizado pelo Sistema COC, quanto no uso de metodologias complementares oferecidas por nossos professores.
E no último sábado letivo (12/03), os alunos do Nono Ano Tarde participaram de uma Oficina de Redação promovida pela professora Débora, em que foi utilizado o jogo da argumentação da Olimpíada da Língua Portuguesa. Todos participaram ativamente como debatedores, mediadores e avaliadores, mudando de função a cada rodada de temas.
O jogo consistiu em apresentar aos alunos uma diversidade de temas de relevância social e outros assuntos próprios do universo adolescente. Para cada situação apresentada, uma pergunta era feita, e cada aluno poderia comprar cartas contendo argumentos, os quais poderiam ser usados em momentos estratégicos. Três alunos assumiam as seguintes posições: aluno mediador, aluno em defesa do sim e aluno em defesa do não. O aluno mediador teve a função de ler a situação-problema, bem como organizar o debate. Após a exposição dos argumentos, os demais colegas deveriam votar com plaquinhas “sim” ou “não” para aquele que tivesse desempenhado a melhor argumentação. Depois, em uma nova rodada de tema, trocavam-se os participantes, de modo que todos participaram.
A experiência promoveu debates produtivos, uma vez que os temas sorteados instigaram os alunos a construírem um olhar crítico em relação às situações. A prática do debate argumentativo é algo que desperta bastante o interesse dos alunos e desenvolve, além do senso crítico, habilidades integradas com o pensamento lógico, visto que eles precisam ouvir atentamente a situação-problema, assimilar a questão que lhes é apresentada, buscar em seus conhecimentos prévios, fatos e opiniões que concordem com o ponto de vista que precisam defender para, então, desenvolverem sua argumentação. Importante ressaltar que esse pensamento lógico, quando bem consolidado nas práticas textuais ainda no Ensino Fundamental, sejam elas orais ou escritas, promovem a segurança necessária ao aluno nos processos seletivos futuros.
Ressalta-se, ainda, que essa Oficina de Redação também será trabalhada com os alunos de outras turmas do Fundamental Anos Finais, com as adaptações necessárias a cada faixa etária, e com os alunos do Ensino Médio. Nosso objetivo é fomentar a produção textual nas mais variadas práticas de linguagem, oral e escrita, já que a Redação de qualidade e nossa prioridade!