Na tarde de quarta-feira (08/05) aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação uma reunião com os diretores das escolas municipais e supervisores para que façam uma análise dos resultados do SIMAVE referente ao ano de 2018.
O SIMAVE é o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação que tem como objetivo medir os indicadores que os resultados apresentam para que a escola possa refletir onde os alunos precisam avançar e consolidar o aprendizado específico de cada etapa de ensino.
O Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta e o Subsecretário de Educação Natanael Diniz destacaram que esses resultados são uma ferramenta valiosa de trabalho, pois eles permitem traçar metas e ações pedagógicas para que o aprendizado seja contínuo e satisfatório, mesmo sabendo dos desafios e dificuldades que alguns alunos encontram.
A Rede Municipal de Educação apresentou os seguintes resultados:
PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização
2° ano – Língua Portuguesa 599,9 (Recomendado)
Matemática- 595,6 (Recomendado)
Pela média 51% dos alunos estão no nível avançado em Língua Portuguesa.
Em Matemática 38,1% dos alunos estão no nível avançado em Matemática.
PROALFA- Programa de Avaliação da Alfabetização
3° ano- Em escrita 757.9 (Recomendado)
Língua Portuguesa- 649.8 (Recomendado )
Matemática- 636.2 ( Recomendado)
PROEB- Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica
5° Ano – Língua Portuguesa 241.2 (Recomendado)
Matemática – 255.6 ( Recomendado)
9° ano- Língua Portuguesa 285.4 (Recomendado)
Matemática- 292.5 (Intermediário)
Partindo desses resultados, a equipe pedagógica da SME traçou um panorama de fragilidades que existem e apresentou algumas estratégias para os diretores e supervisores possam trabalhar em suas respectivas escolas. É bom destacar que cada escola apresentou seu resultado individual onde há uma variação de notas conforme os resultados apresentados e que foram abordados durante a reunião.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!