23 de Setembro de 2021 às 08:51

Rede Municipal de Educação recebe 7 mil máscaras produzidas pelos detentos da Penitenciária de Patrocínio

A doação aconteceu na manhã de terça-feira 21/09

 

Através de uma parceria entre o Governo Municipal, o Núcleo de Atendimento às Escolas do Programa Justiça na Escola, o Conselho da Comunidade da Execução Penal e a Penitenciária de Patrocínio, a rede municipal de Educação recebeu, na manhã 21/09, a doação de cerca de 7 mil máscaras que serão destinadas à comunidade escolar.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Escolas, Tamara Couto Duarte, “a ideia da parceria surgiu durante o acompanhamento dos alunos e famílias onde muitas delas relataram a falta de condições financeiras para adquirir às máscaras” afirmou.

Dra. Núbia Costa, Presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, explica como foi realizado o trabalho. “A intenção do Conselho é atender aos anseios da comunidade, e diante dessa provocação do Núcleo de Atendimento às Escolas, realizamos essa parceria onde o município forneceu o tecido, o Conselho adquiriu os elásticos e linhas e os detentos da Penitenciária confeccionaram as mais de 7 mil máscaras” contou.

Em nome do Governo Municipal, o Secretário de Educação Professor Rodrigo de Oliveira agradeceu a doação. “Estamos muito gratos, pois atendemos em nossas unidades escolares, tanto da área urbana quanto rural, diversas famílias em condição de vulnerabilidade social, e com a doação de máscaras estamos evitando a evasão escolar” relatou.

O Núcleo de Atendimento às Escolas do Programa Justiça na Escola funciona no prédio do Fórum, sendo a equipe de profissionais composta por coordenadora, psicóloga, assistente social e pedagoga, cedidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Produção no sistema prisional 

A produção também não para nas demais unidades prisionais mineiras. O sistema prisional alcançou a marca de mais 6 milhões de máscaras de proteção contra o coronavírus, produzidas por detentos das mais diversas regiões do estado. 

Os materiais são distribuídos prioritariamente para as forças de segurança, que seguem seu trabalho de forma ininterrupta durante a pandemia, mas também para hospitais, asilos e servidores municipais de algumas cidades que possuem parceria de produção com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

Atualmente, 25 presídios e penitenciárias estão envolvidos no processo. A produção começou em 6 de abril de 2020 e em escala crescente de aumento de unidades prisionais envolvidas e presos capacitados.