26 de Março de 2022 às 14:13

Reinaldo Cherulli Alves (Por Milton Magalhães)

-

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, criança, pessoas em pé e área interna

Seu níver na terça-feira 22/03/22. Muita gente o conhece e admira de montão, mas muita gente, não sabe de quem se trata. Deixa comigo:

Dele se pode dizer que tem um pé na comunidade rural e outro na vida urbana. Um líder natural.Tipo, se nossa localidade de Barra do Salitre, se tornar uma cidade e se emancipar, ele pode ser o prefeito de lá; se candidatar a vereador, Patrocínio terá um edil digno de seu cargo.

Embora tenha potencial, ele não vai se candidatar, nem tempo para pensar nisto, tem. Na verdade ele já está eleito. E mandato vitalício: É gente boa e cidadão de bem como poucos- repito - na cidade e meio rural.

Bom. Bastava dizer que Reinaldo, foi o sobrinho querido do saudoso, Rondes Machado. Ali era genuína consideração mútua. Fui testemunha...

E se disser que Reinaldo é filho do Sr Paulinho Cândido e Dona Glorinha Cherulli, (e voce que diz ser patrocinense e não conhece essa família, ou...vergonha alheia)

Reinaldo é um “benditó fruto”, irmão da Maria Emília, Marília, Marina e Beatriz Cherulli Alves - a saudosa Bis, falecida em 01/ 02/13, cuja ausência ainda é muito sentida por familiares e amigos.

Reinaldo é casado com Graziela Marques David, muito dinâmica, virtuosa e guerreira. Uma Rainha a altura do Rei. É pai dos pequenos: Leonardo David e Rafael David. Deu pra ver que é uma pessoa de caráter e de boa procedência.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

Mas, ele também é um cara intenso, fodástico no lazer. Desportista doideira. Esse dando um cavalo de pau num Jet Ski é o próprio. Vai encarar? Já andou em trilhas de moto, um tal off road, motores fora da estrada, com barro até no branco dos olhos.

Estive uma vez em sua propriedade rural, há 50 Km, ao sul do município. Bota longe. Cantinho do mapa. Um trecho de asfalto, placa dos Lemos á direita, estrada de terra, reta, curva, chapada, colina, mata- burro, cerrado, mangaba, gabiroba, bacupari, seriema, lobo, tatu peba( minha vó falava tatu teba rsrs) ipê rosa, serra, mais serra, morro, ar puro. Chegou? Não. Uma Fazenda, outra, outra. Rio Salitre. Aí sim: "Fazenda da Ponte" - O Sangri- lá do aniversariante.

Lá Reinaldo reina ( desculpe-me o trocadilho) Um pequeno produtor rural que gira pratos, feito aquele espetáculo de circo. Sempre com um olho no peixe outro no gato.

Não bastasse as intempéries naturais; a saúva chamada governo, come o lucro dos produtores pela raiz. E tem a Cemig, que deixa faltar energia sem cerimônia, causando imenso prejuízo; Tem a madame Pif Paf, com os seus caprichos contra os integrados. Pagando o valor que querem pagar. Preciso falar da geada no café?

Incrível como na pecuária, cafeicultura e suinocultura, Reinaldo inventa, inova, improvisa, faz novas experiências, busca novos processos, novas práticas. Tudo para se ter uma propriedade inteligente, moderna e produtiva.

Deixei por último algo, que revela a pessoa humana, simples e humilde que é o aniversariante.

Há muitos e muitos anos alguns ajudantes para o labor da safra de café, vem lá de Januária, Norte de Minas, ( cerca de 600 km) ficam em sua fazenda, auxiliando na colheita, não como empregados, mas como amigos. Inclusive passada a safra, Reinaldo, vai passear por lá, sendo igualmente bem recebido.

Merece ou não os nossos, PARABÉNS!