27 de Fevereiro de 2021 às 09:42

Reveja a Entrevista coletiva com o Prefeito Deiró Marra que fala sobre questões relacionadas a saúde e ao enfrentamento da Pandemia

Acompanhe

 

 

O Prefeito ao Deiro Marra ao lado do Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Salomão e da Coordenadora de Atenção a Saúde, Fabiana Bustamante,  comentou sobre a reunião de enfrentamento do Covid 19 em Patrocínio. Reafirmou que a situação é grave em Patrocínio, e além da manutenção as medidas de prevenção, trabalha para contratação de novos profissionais da saúde e ampliação dos leitos UTI  e Enfermaria para combate ao Covid 19.

Sobre o decreto que vence semana que vem, Deiro afirmou que segunda-feira novas decisões serão tomadas, mas afirmou que ele, como ninguém está muito preocupado, além da saúde dos Patrocinenses, com a sobrevivência dos comerciantes, principalmente os pequenos.

Na reunião do Comitê, um dos temas mais discutidos, foi sobre a necessidade da manutenção das medidas de prevenção e criação de leitos de UTI, hoje 100% ocupados na Santa Casa e Medcenter.

“O novo boletim a partir de amanhã vai informar também sobre a ocupação dos leitos do Pronto Socorro, o que mostra ainda mais ainda a gravidade da situação em Patrocínio”, afirmou o chefe do executivo.

Segundo Deiro: "em parceria com a Santa Casa, vamos ampliar em mais cinco leitos de UTI Covid, passando de 13 leitos atuais para 18 leitos. Para que isso se torne possível a Entidade se dispôs a reduzir seus 18 leitos de Terapia Intensiva para 10 leitos".

Segundo o prefeito, isso demanda de imediato o pagamento e que tomou todas as medidas legais (jurídicas).

Foi informado também que foi encaminhado ofício ao Secretário Estadual de Saúde Carlos Eduardo. Está programada ainda para a atarde de hoje um vídeo conferência entre Deiro e Carlos Eduardo e um dos assuntos a serem tratados é habilitação desses leitos para a UTI para pacientes com Covid. Também vão ser pleiteados a ampliação dos leitos de enfermaria. 

"A ampliação de leitos vai custar R$ 8 mil por dia e R$ 240 mil por mês. Por isso a presença do Estado é imprescindível e vital", pontuou o prefeito.

A Santa Casa também vai disponibilizar 10 leitos de Clínica Médica, que ficarão na retaguarda dos leitos de UTI.

A Santa Casa vai buscar junto à Associação Médica de Patrocínio a disponibilização de profissionais para o pleno funcionamento destes serviços, "que hoje é a grande dificuldade que temos encontrado" afirmou Marra.

“Para que isso de fato ocorra, a Santa Casa precisa da garantia de pagamento e é isso que nós estamos agora buscando junto ao estado, pois não cabe ao município habilitar, mas a Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou Deiro, salientando ainda “que é uma medida vital para o tratamento dos pacientes com Covid”. Finalizou o prefeito agradecendo a diretoria da Santa Casa.

O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, informou também que o prefeito autorizou a contratação de novos profissionais da saúde, que vão atender na linha de frente de combate ao Covid, principalmente no Pronto Socorro Socorro. Estes profissionais no dia de hoje estão fazendo os exames de saúde e assinatura dos contratos.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!