Doze receptivos mineiros vão apresentar experiências das quatro rotas turísticas do estado para operadores de viagens e visitantes durante o Salão do Turismo, realizado de 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte das estratégias do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para posicionar e promover os destinos turísticos mineiros no mercado nacional.
Nesta edição do evento, o público vai conhecer, no estande de “Minas Gerais”, atrativos das rotas Café do Cerrado Mineiro, Bahia-Minas, das Artes e Café do Sul de Minas. “As rotas turísticas integram as políticas públicas do Governo de Minas para fomentar e impulsionar o turismo, a geração de emprego e renda e a economia da criatividade. Ao apresentá-las nas feiras e eventos em todo o país, ressaltamos a potência da nossa cultura, a riqueza da nossa cozinha e a diversidade dos nossos atrativos turísticos, além de abrirmos novas oportunidades de negócios”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Nos dias que seguem o Salão do Turismo, os visitantes poderão degustar bebidas e pratos feitos por chefs convidados que utilizarão em suas receitas ingredientes típicos da gastronomia das quatro rotas turísticas mineiras apresentadas, entre eles: o café, a cachaça e o Queijo Minas Artesanal.
"Nos quatro dias do Salão de Turismo, vamos apresentar produtos e serviços turísticos que destacam a nossa mineiridade, incluindo atrativos relacionados ao turismo rural, gastronômico, cultural e histórico, além do cicloturismo. Nosso objetivo é fortalecer a imagem de Minas Gerais como destino turístico diversificado e de experiências únicas, fomentando o desenvolvimento econômico dos territórios e a geração de emprego e renda para a população”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Além de dar mais visibilidade em feiras e eventos do setor, o trabalho conjunto do Sebrae Minas, por meio do programa Check in Turismo, e da Secult, nas rotas turísticas prioritárias do estado, incluem ainda mapeamentos, identificação, formatação e promoção de novos produtos e serviços turísticas, além da capacitação e suporte empresarial aos pequenos negócios locais ligados a cadeia produtiva associada ao turismo, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares e artesãos. “Nos últimos dois anos, foi mapeado o potencial turístico de mais de 80 municípios mineiros. Cinquenta e duas dessas cidades têm plano de trabalho em execução e 50 já receberam atendimento dos Agentes de Roteiros Turísticos”, conta Marcelo Silva.
Conheça as rotas mineiras que serão apresentadas no Salão de Turismo: