17 de Novembro de 2023 às 17:56

Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja será elevado a Basílica nesta segunda-feira, 20/11

A Santa Missa Solene de Elevação à Basílica será presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto

Continue lendo após anúncio
 

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba Foto: Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja

O santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, em Romaria (MG) recebeu o título de basílica menor do papa Francisco em maio de 2023, após o pedido feito pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto ter sido aprovado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

A Missa Solene de Elevação acontecerá na próxima segunda-feira 20/11, após o tríduo preparatório, que têm início nessa sexta-feira 17/11.

No dia 17, às 6h, acontece a Alvorada Festiva, dando início às comemorações. Ao meio-dia terá o Angelus; às 16h a bênção das Casas onde estiverem fixados os estandartes; às 18h o Terço Mariano, seguido da Missa solene às 19h, com apresentação das folias de Santos Reis.

No dia 18, terá o Angelus ao meio-dia; às 16h a cavalgada, seguido do momento musical no Trono da Coroação, e de Missa Solene às 19h e após haverá show com a banda Castellos de Patrocínio.

No dia 19, haverá Missa no Santuário às 8h, 10h e 16h; Angelus ao meio-dia; recitação do Terço Mariano às 18h seguido da Santa Missa, com a coroação e encenação da subida de Nossa Senhora ao céu, e logo após, show com a cantora Fafá de Belém.

No dia 20, às 6h haverá a Alvorada Festiva; às 10h a Missa Solene de Elevação à Basílica, presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto; e às 16h apresentação dos Congados.

O reconhecimento confere à Igreja um status internacional e ligação direta ao Papa, e com essa conquista, a Arquidiocese de Uberaba passa a ter três Basílicas: uma em Sacramento, outra em Uberaba, e agora, também em Romaria.