13 de Agosto de 2022 às 15:30

Se é Águia o Voo é Alto (E uma grande lição em seu Livro) - (Por Milton Magalhães)

-

Acabo de ler A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO GRENÁ. Obra do jornalista escritor, Luiz Antônio Costa, lançada em 05/ 08, em cerimônia ocorrida na Câmara Municipal de Patrocínio.

Termino a leitura das 303 pág, com a vibração de um gol. Um gol de placa, mas pode chamá-lo de gol de letra, posto que foi feito por um craque da palavra falada e escrita.

Com a autoridade de 50 anos de carreira jornalística, " Versátil" é o locutor esportivo que mais acompanhou o Clube Atlético Patrocinense, como que em trabalho de relojoeiro, encaixou peça por peça, formando a longa linha do tempo de uma história envolvente. Apaixonante.

O CAP, a exemplos dos grandes times, agora tem uma obra digna narrando a sua saga. Saga muitas vezes das cinzas á glória. Da glória às cinzas.

Driblando dificuldades e obstáculos inerentes ao universo editorial, Luiz, jogou a rede lá atrás, em mais de 68 anos de história e nos trouxe o suprassumo de uma paixão.

Soube pelo livro que o autor foi o criador do Mascote do CAP. É como foi feliz na escolha: ÁGUIA. ( quando me perguntam que outro animal gostaria de ser. A resposta esteve sempre na ponta da língua)

Como pano de fundo a publicação, a metamorfose do time buscando sua identidade; traz os bastidores do futebol, a batalha tirânica para dirigentes manter um time competitivo. A paixão do torcedor tantas vezes lotando o estádio local. Descreve embates épicos; saliente a grande divulgação do nome de Patrocínio na mídia de forma gratuita, positiva.

Mas o livro/ documentário, pra mim TRAZ UMA RICA LIÇÃO: A obra, sim, fala de um time, ( montado e desmontado muitas vezes) uma instituição, uma lenda, uma paixão. Mas de cabo a rabo este livro FALA, DISTINGUE, CITA, GENTE. ( inclusive procurei o nome de Rondes machado, pelo menos li uma citação a seu respeito) Dentro e fora de campo. Página por página, ontem hoje e sempre: GENTE!

Logo nas primeiras páginas um tocante registro de gratidão.

 Lá está nomes que compõe o panteão sagrado de nossa memória rangeliana. Gente que passou pela história do CAP, pela vida do autor e se eternizou em nossos corações patrocinenses . O livro foi feito humanamente. Torcedor, dirigente, técnico, jogador, conselheiro, massagista, roupeiro, gandula, narrador, repórter. Gente apaixonada com nome e endereço.

Pois bem. Onde quero chegar? O CAP atualmente vive seu ápice histórico. Único time do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro que conseguiu permanência na Elite do Futebol Mineiro. Você não entendeu. Nem Uberlândia, nem Uberaba nem Patos, conseguiram. E como está o time? Até onde se sabe, falta vibração, diretoria dividida. Para arrecadar valores para iniciar o time oneroso promoveram um torneio de truco. Não vai nenhuma crítica toda ação é válida, mas precisamos ousar muito mais. Pensar grande. Será se conselheiros e diretoria, estão deixando o presidente Tatá, meu amigo, se virar sozinho? Sem planejamento estratégico?

O momento pede mais do que a torcida de todos; engajamento geral. Além de prefeito, vereador, deputado, senador, imprensa, empresários torcedores, todos que amam Patrocínio, numa só corrente. Nada de cabo de guerra.

Comissões, comitivas e representantes batendo na porta da Gol, Mosaic, Iara e Pif Paf, além de Onet, Bernardão Farmácia Nacional etc, etc, precisam ser patrocinadores masters.

Tem uma passagem no livro em destaque que muito me chamou a atenção. Quando o CAP foi dirigido por uma mulher- sim o CAP foi dirigido por uma mulher- a Miriam Helena de Souza. Diga- se de passagem, uma guerreira. Ela foi eleita por volta de 2003, por aclamação. " agora segura esta: " Não ouve chapa concorrente ( embora tivesse oposição" Está na pág 196 do livro.

Que oposição é essa que se diz contra, mas não apresenta nenhuma alternativa?

Isto não pode voltar acontecer.

Nunca o CAP precisou tanto de todos." Vamos precisar de todo mundo. Um mais um é sempre mais que dois"

Superindico. Vamos ler A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO GRENÁ, á venda nas plataformas digitais e ali na banca de revistas nas costas da Igreja Santa Luzia.

Não é somente um livro, nem somente um golaço do autor. É uma grande lição, de como distinguir pessoa, por pessoa num grande projeto. Todos sendo importantes no time. Todos sendo imprescindíveis na história...

Se é ÁGUIA, o vôo é alto...