16 de Setembro de 2026 às 14:39

Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre protocolo digital para corte e poda de árvores

Solicitações em canteiros, UBS, UPA, educandários e demais espaços públicos devem ser formalizadas pelo 1Doc.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), informa que as solicitações de corte e poda de árvores em espaços públicos devem ser realizadas exclusivamente por meio de protocolo digital na plataforma 1Doc. A medida busca modernizar a gestão pública, ampliar a transparência e agilizar o atendimento às demandas relacionadas à arborização urbana.

A obrigatoriedade se aplica às solicitações em canteiros centrais, UBS, UPA, educandários e demais áreas públicas. Para formalizar a demanda, é necessário acessar a plataforma 1Doc e seguir o caminho:

Novo → Licenciamento Ambiental → Assunto: Corte e Poda de Árvores Urbanas

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabio de Cassio Torezan, a utilização do protocolo digital contribui para uma gestão mais organizada e eficiente das solicitações.

“A adoção do protocolo digital permite que cada solicitação seja formalizada e encaminhada de maneira adequada, facilitando o controle das demandas e proporcionando mais transparência ao atendimento. É uma mudança que contribui para tornar o serviço mais ágil e organizado”, destacou Fabio de Cassio Torezan.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que não sejam encaminhadas solicitações de corte ou poda de árvores em áreas públicas por outros meios, sendo necessária a abertura do protocolo pela plataforma 1Doc para que a demanda seja oficialmente registrada.

A medida fortalece a organização dos serviços de arborização urbana e facilita o acompanhamento das solicitações, garantindo maior eficiência no atendimento à população.