Foi realizada na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Patrocínio, a apresentação e discussão sobre as obras de recuperação e revitalização do Lote 1 das Rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A empresa responsável pela concessão de 30 anos, EPR Triângulo, informou que na BR 365 serão duplicados 35 km, sendo 11 km saindo de Patrocínio e os outros 25 km chegando em Uberlândia. Além disso, serão adicionados 55 km de faixas adicionais e 40 km de acostamento de 2,5 metros.
A concessionária também disponibilizará ambulâncias, bases de apoio, serviços de socorro médico e mecânico, guinchos, caminhões (incluindo boiadeiros) e três caminhões-pipa para auxiliar no combate a incêndios, atendendo aos requisitos exigidos em rodovias privatizadas.
Participaram da mesa de discussão o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno; o Prefeito Deiro Marra; a deputada Maria Clara Marra, presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas; a deputada federal Greyce Elias; e o presidente da Câmara de Vereadores de Patrocínio, Leandro Caixeta. Também estiveram presentes prefeitos e vereadores de diversas cidades da região.
José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR, apresentou o cronograma de obras durante o evento. O programa de concessões rodoviárias do Governo de Minas Gerais abrange a administração do lote de rodovias da região pela EPR.
O prefeito Deiro Marra abriu o evento e destacou que a Prefeitura chegou a entrar na justiça para exigir melhorias no projeto inicial, argumentando que a extensão da duplicação da BR 365 deveria ser ampliada, além de outras melhorias para garantir um tráfego mais seguro. Deiro ressaltou que a duplicação deveria começar a partir do trevo da Avenida Rui Barbosa, em vez do trevo da CMG 462, a fim de atender a bairros importantes de Patrocínio. Ele também solicitou melhorias entre Patrocínio e Patos de Minas.
A deputada estadual Maria Clara Marra, vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, assim como seu pai Deiro Marra, também defendeu essas melhorias. Em entrevista, a parlamentar mencionou a busca por parcerias com empresas mineradoras e o governo para aprimorar outras rodovias, como a MG 230.
A deputada federal Greyce Elias relembrou seu início como vereadora na Câmara Municipal e destacou a importância de acompanhar e fiscalizar as obras ao ter acesso ao cronograma. Sobre o trecho de Patos de Minas, ela enfatizou a necessidade de analisar o desempenho da concessionária responsável antes de considerar uma possível expansão. A parlamentar também informou que em breve entrará em licença maternidade, pois será mãe.