O POL publicou vídeos e uma entrevista com o pescador Ronair Silva, que filmou no encontro das águas do Santo Antônio com o Quebranzol, município de Patrocínio (MG). e nos enviou vídeo de um felino que ele identificou como um filhote de onça (VEJA AQUI O VÍDEO). A reportagem do POL pediu ajuda de biólogos e Carlos Leão da Cerefalco
O jaguarundi também conhecido como gato-mourisco, eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro da família dos felídeos nativo do sul da América do Norte passando por quase todo o Brasil até ao norte da Argentina.
O jaguarundi tem pernas curtas, um corpo alongado e uma cauda longa. As orelhas são curtas em arredondadas, seu pelo não tem manchas, é de cor uniforme e a coloração varia de cinza acastanhado a vermelho acastanhado, indivíduos de colorações diferentes podem nascer na mesma ninhada. Tem um comprimento de 53 a 77 cm, com a cauda acrescentando de 31 a 60 cm, e pesam de 3,5 a 9,1 kg.
O jaguarundi tem o hábito de viver perto de bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta.
Jaguarundis são principalmente diurnos e, apesar de se sentirem confortáveis em cima das árvores, preferem caçar no chão. Comem praticamente qualquer animal pequeno que consigam capturar, com uma preferência por roedores, pequenos répteis, e aves. Eles também já foram registrados matando presas maiores como coelhos e gambás; peixes e saguis são presas mais incomuns. Como muitos outros felinos, sua dieta também abrange uma pequena quantidade de vegetação e artrópodes.
Embora pareçam ser mais gregários que outros felinos, dispostos a tolerar a presença de outros de sua espécie, na natureza geralmente são encontrados sozinhos, sugerindo um estilo de vida solitário. Indivíduos foram registrados com territórios de 6,8 a 100 quilômetros quadrados de área e, como muitos felinos, marcam seu território com urina, fezes, arranhões entre outros. São tímidos, reclusos e muito arredios.
Os jaguarundis apresentam uma variedade muito ampla de vocalizações, desde ronronados a assobios, sons de vibração e até mesmo um chiado de pássaro.
Fotos acima extraidas da filmagem de Ronair Silva e abaixo do ste da Rã-Bugio
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!