O Dia das Cinzas é uma data essencialmente religiosa. Para os católicos marca o início do período litúrgico da Quaresma, um período dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, a principal festa da Igreja que comemora a ressurreição de Cristo.
Nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, durante o ritual da missa, os padres e ministros passam uma mistura de cinzas (dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior - rito em que os cristãos agitam folhas de palmeiras, ou de outras plantas, lembrando a atitude dos seguidores de Cristo quando ele entrou, aclamado, em Jerusalém) e água benta na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar" ou "Convertei-vos e acreditai no evangelho". Esse gesto faz uma referência a um costume relatado no Antigo Testamento da bíblia em que os homens cobriam a cabeça com cinzas e vestiam sacos em sinal de penitência e se apresentavam aos bispos para pedir perdão por seus pecados.
O hábito dos primeiros séculos da Igreja foi incorporado ao culto e até hoje os cristãos imitam o gesto em sinal de humildade e de conversão. Lembrar que é pó significa aceitar que a vida na Terra é passageira e que os cristãos devem se esforçar para alcançar a vida eterna que vem depois da morte. Para isso, o catolicismo orienta que os seguidores pratiquem obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum), principalmente durante esse período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.
A situação de saúde causada pela crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico. Tendo em vista o início da Quaresma deste ano, na quarta-feira 17 de fevereiro, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou em seu site as disposições a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das Cinzas.
“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”
Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e aboca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.
As 6 Paróquias divulgaram os horários das celebrações da Santa Missa para a Quarta-Feira de Cinzas.
Este ano devido ao Covid -19 haverá um número reduzidos e os fiéis devem ligaram nos escritórios paroquiais.
Como medida de segurança todas as Igrejas terão dispositivos com álcool em gel na entrada, e é necessário o uso de mascaras.
Algumas paróquias não têm mais vagas e será necessário que os fiéis acompanhe pelas rede sociais de algumas paróquias que irá fazer transmissão Ao Vivo.
Paróquia São Damião de Molokai
7h00min - Igreja Nossa Senhora de Fátima
15h00min - Igreja Nossa Senhora de Fátima
19h30min - Igreja Nossa Senhora de Fátima (Transmissão Ao Vivo)
19h30min - Igreja São Judas Tadeu
Paróquia São José
7h00min - Paróquia São José
9h00min - Comunidade São Cristóvão
19h00min - Paróquia São José
07h30min e 19h00min - Comunidade Santo Antônio
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio
7hoomin - Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
15h00min - Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
15h00min - Igreja Santa Luzia
19h00min - Igreja Santa Luzia
19h00min - Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Paróquia São João Paulo II
6h00min - Matriz Nossa Senhora da Piedade
8h00min - Matriz Nossa Senhora da Piedade
18h00min - Matriz Nossa Senhora da Piedade
19h30min - Matriz Nossa Senhora da Piedade (Transmissão Ao Vivo)
Paróquia Santa Terezinha
7h00min – Igreja São Francisco
19h00min - Paróquia Santa Terezinha (Transmissão Ao Vivo)
19h00min - Igreja Nossa Senhora Aparecida
19h00min - Igreja Santa Edwirges
Paróquia São Geraldo
7h00min - Igreja Santo Expedito (Transmissão Ao Vivo)
8h30min - Igreja Matriz São Geraldo (Transmissão Ao Vivo)
19h00min – Paróquia São Geraldo (Transmissão Ao Vivo)
19h00min – Igreja Santo Expedito (Transmissão Ao Vivo)
Fonte: Escritórios Paroquias com Foto de celebração no Santuário de Aparecida (SP) do portal A12 e informações VaticanNews
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!