16 de Outubro de 2021 às 15:00

Sem energia elétrica: vendaval gera desarme nas linhas de transmissão e queda de torres afeta 13 cidades do Triângulo Mineiro

Em nota, a Cemig explicou que os reparos devem demorar algumas horas e a energia deve ser restabelecida ao longo de sábado 16/10. Veja as cidades afetadas.

 

Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba  Foto: Reprodução/TV Integração

A queda de oito torres por conta de um vendaval de grande intensidade deixou treze cidades do Triângulo Mineiro sem energia elétrica na noite desta sexta-feira 15/10. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a queda no fornecimento atinge os municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Capinópolis, Carneirinho, Guarinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória, São Francisco de Sales e União de Minas.

Segundo a Cemig, “por se tratar de serviço de alta complexidade e em local de difícil acesso em área rural, os reparos devem demorar ainda algumas horas, até que seja possível restabelecer a energia para os clientes afetados, o que deve ocorrer ao longo deste sábado (16)”.

Em Campina Verde, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu nota sobre o fornecimento de água na cidade por causa da queda de energia.

A queda teve início às 17h16 desta sexta e por volta das 19h, as oito torres foram encontradas caídas. Os trabalhos foram iniciados imediatamente pelas equipes especializadas em serviços pesados e construção de linhas, de acordo com a Cemig.

Tentativa

Após o desarme das linhas de transmissão Avatinguara – Ituiutaba 1 e Avatinguara – Campina Verde 2, as equipes da Cemig foram acionadas para atuar no restabelecimento da energia, além da realização de manobras operativas de forma automatizada, na tentativa de religação imediata dos circuitos.

Contudo, não foram obtidos resultados na primeira tentativa e isso fez com que as equipes percorressem os trechos ao longo dos circuitos para localizar o possível defeito.

Copasa

Em Campina Verde, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou por meio de nota que, por parte da concessionária responsável, o abastecimento de Campina Verde está intermitente na noite desta sexta-feira (15).

A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado, de forma gradativa, assim que energia elétrica for restabelecida.


close