O Senac em Patos de Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, abriu o processo seletivo para o Programa de Aprendizagem Profissional com início previsto para o primeiro trimestre de 2026. A iniciativa é destinada a empresas que desejam contratar aprendizes com formação teórica e prática, cumprindo a legislação da aprendizagem profissional e oferecendo oportunidades de ingresso qualificado para jovens no mercado de trabalho.
Nesta edição, serão oferecidos cursos nas áreas de Serviços de Supermercados e de Serviços Administrativos, com duração de um ano e carga horária que combina aulas na unidade do Senac, no turno da tarde, e prática nas organizações contratantes. As turmas têm início previsto para fevereiro e março de 2026.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Aprendizagem é um dos principais instrumentos de inclusão profissional de jovens entre 14 e 24 anos no Brasil. A modalidade permite que empreendimentos de médio e grande porte cumpram a cota legal de aprendizes, ao mesmo tempo em que investem na formação de profissionais alinhados às suas necessidades operacionais.
“O Programa Jovem Aprendiz é muito mais do que uma oportunidade de trabalho: é um caminho para transformar sonhos em realidade. Ao oferecer formação de qualidade e suporte completo por meio do Senac, criamos pontes entre jovens que desejam construir um futuro e empresas que acreditam no desenvolvimento de talentos. Essa iniciativa não apenas fortalece o setor, mas também contribui para uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do amanhã”, destaca Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG.
As instituições interessadas devem reservar as vagas e cadastrar os aprendizes pelo Sistema de Gerenciamento de Processo Seletivo (PRS), plataforma online que centraliza as inscrições e o acompanhamento do processo. As reservas podem ser feitas até 31 de dezembro; depois, seguem as etapas de cadastro dos aprendizes e entrega da documentação, conforme o cronograma oficial.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp estadual do Senac (31) 3057-8600 ou pelo e-mail [email protected].
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Patos de Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 87 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Patos de Minas é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA. Presente na cidade desde 2002, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, conta com infraestrutura completa, com laboratórios de informática, estética, auditório, laboratório de enfermagem, biblioteca e salão de beleza pedagógico, todos bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.?
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 87 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!