A tarde deste 25/04 foi marcada, por eventos discretos, porém de suma importância para a cidade de Patrocínio. Sobretudo, uma marca da rotina de trabalho de Deputado Silas Brasileiro. Enquanto, se preparava para receber, no Aeroporto Municipal, pela primeira vez em Patrocínio, o Secretário de Estado da Agricultura, João Cruz, o Deputado Federal Silas Brasileiro, abriu um precioso espaço na sua agenda para um breve encontro, com membros do Diretório do PMDB e amigos que acompanham sua trajetória de quase trinta anos na vida pública. (Foto: Alberto Sanarelli)
Por força da circunstância, o encontro foi breve, porém muito produtivo. De antemão foi anunciado que prefeito e vice, não estariam na recepção ás autoridades, atitudes repercutidas pelos presentes como falha, logo, o deputado Silas, teria que, que se desdobrar e fazer com alguns amigos, as honras da casa. (Silas, no Aeroporto recebendo o secretário da Agricultura, foto: Daiana Corrêa)
Voltando ao breve encontro, com membros do Diretório do PMDB e amigos, há que se destacar o show de simpatia e receptividade de Daiana Correia e as duas Martinhas. Peres e Borges. Márcio Amaral, Presidente do PMDB, no município, agradeceu muito a presença de todos. Disse em sua breve abordagem que “é a hora do PMDB no país, e por que não no município”. Tratou de alguns assuntos internos do partido, entre os quais a efusiva receptividade da filiação ao partido do jornalista, vereador, ex-presidente da Câmara Alberto Sanarelli. Este anunciou que vai auxiliar a nova agremiação, a qual sempre admirou e teve ligação, mas, adiantou que não pretende ser candidato. Por outro lado, o dinâmico Inspetor Roberto Lopes, e o campeão de votos, Valtinho do Jandaia, entre outros, despontam como nomes certos para disputar uma cadeira na casa de leis do município.
Um parêntese para citar que o local escolhido para este breve encontro, merece, destaque e veneração especial. Trata-se da residência da saudosa, Dona Lica, mãe do Deputado Silas Brasileiro, na Av, José Maria Alkmim, que foi transformada em um memorial da história de vida de Silas Brasileiro. Percorrendo com os olhos as molduras de incontáveis Moção de Aplausos, Comendas, Títulos de Cidadania Honorária, Troféus, Medalhas, Diplomas, Consagração Pública, impossível não imaginar, o orgulho que sentiria a sua mãe, patrocinense fervorosa e fã número um, do trabalho do filho, ver que, como os demais filhos, este também honrou os seus ensinamentos. Certa feita, nesta mesma casa, ela disse a este colunista, que as confraternizações de fim de ano reunia ,naquele espaço, cerca de 80 pessoas, entre filhos, neto, bisnetos e amigos, falou isto com um brilho no olhar, destes que não se esquece mais. Por isto, cito, que a casa onde é hoje, o Memorial Silas Brasileiro, é antes de tudo, um lugar de reverência. Reverência á mãe, de virtudes teologais e reverência á sua própria história que vai sendo escrita, e, cuja biografia deve ser conhecida e respeitada por todas as gerações.
Além do ser humano singular e educação impecável, Silas Brasileiro, é um dos poucos políticos íntegros que resta neste país. São quase trinta vinte anos(27) de vida pública sempre em seu caminhar irreprimível defendendo, acima de tudo, a ética e o respeito na política.
Ainda na infância, nos intervalos da escola, Silas Brasileiro, o segundo filho de uma família de 09 irmãos, auxiliava o pai, Sr Alberto Silva, em sua oficina de ferreiro. Muito longe, porém de ser um trabalho exaustivo, era um rico aprendizado para a vida toda. Vendo a dura lida do pai, com a fornalha, a bigorna e o martelo, forjando o ferro duro em ferramentas refinadas, Silas, aprendia que qualquer realidade, por mais adversa que fosse, poderia ser mudada com o poder da determinação, do trabalho, da eficiência e da fé.
Em um dos gentis bilhetes que sempre encontrou tempo para me enviar, Silas Brasileiro, narrou com extrema humildade e gratidão, a quadra difícil de seus primeiros anos: “...Percorri as ruas de nossa cidade com pés descalços, estudando em escola pública, formando em curso vago, dormindo por longos e longos anos três horas por noite, na cidade em que nasci na Rua Maestro José Carlos. Pelas mãos de vovó Perciliana, esposa de nosso presbítero Emérito (hoje já abrigado no regaço do Senhor), presbitério Emilio Silva, meu pai mudou-se de nossa cidade e só voltei a ela aos 9 anos, sozinho, morando na pensão do Sr. Afonso, na Rua Governador Valadares. Trabalhava na farmácia Nossa Senhora do Patrocínio “Farmácia do Péricles” durante todo o dia, a noite ia para o colégio e após as aulas voltava para a farmácia para dar plantão durante toda a noite. Mas nos domingos pelas mãos bondosas de dona Emelina Andrade ia à escola dominical e ao culto à noite, mal vestido, desajeitado, porém apesar disso, era acolhido pela companhia dela e de sua família em sua casa para uma farta refeição aos domingos, além dos docinhos que ela tinha o cuidado de deixar para mim. Heloísa, filha de Dona Emelina, e eu fomos os primeiros formandos a realizar um culto de formatura na Igreja Presbiteriana. Faço um parêntese amigo Milton, para render minha gratidão a esta senhora maravilhosa e à sua família, pois devo muito a todos eles... “
Criado em um lar cristão, as dificuldades foram alicerce da fé e aprendizado úteis em sua caminhada irrepreensível de líder servidor . Logo nos quatro cantos do município só se falava com orgulho do empresário da área comercial, industrial e rural bem sucedido, que gerava centenas de empregos diretos e milhares indiretos. Entrou para a vida pública atendendo a um convite do então Senador Tancredo Neves. Desde 1988, quando findou seu mandado como prefeito de Patrocínio, com 96,5% de aprovação popular, sempre deixou as marcas da excelência em todos os cargos os quais ocupou.
Em 3 de outubro de 1994, elege-se Deputado Federal, com um total de 51.242 votos, primeiro Deputado Federal eleito pelo Município de Patrocínio. Logo em seu primeiro mandato pesquisa da Folha de São Paulo, apontava-o em primeiro lugar entre os 53 deputados mineiros... O Prefeito de Patrocínio, o Deputado Federal, no 6º mandato, Secretário Executivo do MAPA, Secretario de Agricultura da Minas, o Presidente do Conselho Nacional do Café.
( No mesmo dia 25/04 na Câmara Municipal, Silas, como paraninfo do Troféu "Mérito Agropecuário" Foto: Daiana Corrêa) Voltando ao breve encontro, com membros do Diretório do PMDB e amigos, Silas Brasileiro, com a palavra, foi generoso e fez uma sucinta, mas incrível prestação de contas de seu trabalho. Disse que segue seu estilo de trabalhar sem buscar os holofotes da mídia:”O verdadeiro papel de um deputado, não é se promover e vai além das sessões no plenário, é nas comissões técnicas, na fiscalização rígida do dinheiro público, no contato com os eleitores, recebendo em seu gabinete trabalhadores, dirigentes sindicais, lideranças de várias comunidades e entidades representativas do país" Sobre, o aporte de mais de 5 milhões, canalizados para o obras no município de Patrocínio, disse que, servindo a cidade, nunca observou posição política. Lamenta, mais uma vez a desinteligência e oportunismo em mais uma eleição, deixando-o , hoje, refém da condição limitada e instável de suplente. Com toda transparência, discorreu sobre projetos de sua autoria, um dos quais, a PEC da Maioridade Penal, aprovada no Congresso Nacional: “O mundo mudou, a juventude de hoje esta muito mais avançada, é hora de atualizarmos as nossa leis” ...Sempre usando o bom senso, disse que neste momento não é hora de pensar na CPI, do BNDS, pois o país, quebraria literalmente com a fuga de capital. Sobre o Projeto de terceirização, lamenta, que, haja tanta desinformação em torno do tema: “Nós temos que simplificar, desburocratizar, fazer com que as oportunidades possam surgir para todos e não somente para aqueles que são aprovados em concursos.” Quanto a sucessão municipal, Silas que há muito revelou o desejo de encerrar sua carreira política como prefeito de Patrocínio, disse que o momento é de expectativa, pois o projeto de reforma política em discussão na Câmara Federal, se aprovado, os atuais prefeitos e vereadores teriam mandato de seis anos, para coincidir com os mandatos de presidente, governador, senador e deputados, em um pleito somente no ano de 2018. “No momento a prioridade é revitalizar o partido com as melhores pessoas” Silas, ainda respondeu algumas pergunta, mas, contava com a compreensão de todos, tinha outro compromisso e precisava se despedir. Simplesmente, sua formidável rotina de trabalho na vida publica, ha quase trinta anos...