Existem muitas vantagens em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) no que diz respeito à contribuição para a Previdência Social. Destacamos que o MEI tem uma alíquota reduzida de 5% do salário mínimo, em comparação com os 20% para o segurado individual e facultativo. No entanto, ressaltamos a importância de manter em dia o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que inclui a contribuição para o INSS.
O aumento no salário mínimo reflete no valor da contribuição previdenciária dos MEIs. Para o ano de 2024, a contribuição mensal é de R$ 70,60, enquanto os MEIs caminhoneiros pagam R$ 169,44.
Destacamos os benefícios previdenciários aos quais os MEIs têm direito ao pagar regularmente o DAS. Esses benefícios incluem Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Invalidez, Auxílio-Doença, Salário Maternidade, Auxílio Reclusão e Pensão por Morte. O texto apresenta os requisitos para a concessão de cada benefício, como idade mínima, tempo de contribuição, qualidade de segurado e outros critérios específicos.
Em resumo, o MEI, ao contribuir regularmente para a Previdência Social, tem acesso a diversos benefícios, incluindo aposentadoria, auxílios e pensões, proporcionando segurança financeira em diferentes situações.
Estamos localizados: Av. Jacinto Barbosa, 678, B. São Francisco - Patrocínio-MG.
Entre em contato pelo: 34. 3839.2200 – WhatsApp