7 de Julho de 2022 às 14:59

Sobe para 12 o número de casos de varíola do macaco em Minas Gerais

Prefeitura de BH confirmou nove pacientes com a doença na cidade; Governador Valadares também registrou um caso

 

Fontes: Ana Gomes e Maria Luiza Reis, do R7 com Agência Brasil  foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, na manhã desta quinta-feira 7/7, que há nove casos de varíola do macaco diagnosticados na cidade. A administração municipal de Governador Valadares, também divulgou um paciente confirmado. Até o momento, Minas Gerais tem 12 registros de infecção pelo vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de BH disse que todos os pacientes são homens com idade entre 23 e 38 anos e estão em boas condições clínicas. Todos eles estiveram em São Paulo. Apenas um paciente está internado por dificuldade de isolamento domiciliar.

Já a pasta de Saúde de Governador Valadares informou que o paciente permanece estável clinicamente e recebeu alta do Hospital Municipal. Não foi informado o sexo do paciente, que se mantém em isolamento domiciliar.

Além desses registros, dois casos foram confirmados na cidade de Sete Lagoas, a 72 km da capital mineira. As pastas informam que todos os pacientes e aqueles que tiveram contato próximo com eles estão sendo monitorados. 

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais ainda não contabiliza os três novos casos de Belo Horizonte e o de Governador Valadares. Segundo a pasta, 12 casos seguem em investigação.

Tratamento

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões, de acordo com a Opas. O maior risco de agravamento ocorre, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Saúde global

O Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira (6) que haverá mais uma reunião entre especialistas para definir se será ou não declarada emergência de saúde global. Atualmente, há cerca de 6.000 casos de varíola do macaco notificados em 58 países. 

Na última reunião, realizada no dia 27 de junho, o comitê entendeu que ainda não se tratava de um caso de emergência sanitária. A taxa de letalidade da doença é de cerca de 1%.