Os médicos, enfermeiros, socorristas do Samu estão tendo diversas dificuldades em Patrocínio.
A primeira dificuldade do Samu e a maior: a população ainda não entendeu o que é o serviço de atendimento de Urgência, segundo os socorristas que trabalham no dia a dia.
Os solicitantes não sabem que quando ligam no Samu através do 192, a ligação cai na regulação em Uberlândia e não para diretamente para os socorristas, enfermeiros e médicos de plantão na base local.
O solicitante não faz contato com a base de Patrocínio por telefone, são com os médicos reguladores de Uberlândia que fazem a avaliação. Quando a ocorrência chega eles, saem de imediato para socorrer a vítima.
Em Patrocínio o Samu possui duas ambulâncias sendo uma USB e USA.
A ambulância de suporte avançado fica responsável por auxiliar no atendimento em cidades vizinhas da região, como Romaria, Coromandel e outras.
Outro problema enfrentado pelo Samu, são os condutores de veículos que não tem consciência de dar prioridade, passagem para as viaturas que estão socorrendo as vítimas prejudicando na agilidade do socorro.
5 dicas muito importantes sobre o Samu:
1 - O acionamento de uma unidade de emergência deve ter critério e responsabilidade, a população precisa saber que uma ambulância ocupada com uma ocorrência banal, não estará disponível para uma ocorrência emergencial.
2 - O deslocamento de uma viatura em código 1 (vermelho) coloca inúmeras pessoas em risco, desde transeuntes, até mesmo as equipes de socorro. Por isto, seja preciso nas informações, e nunca, nunca aumente a gravidade da situação.
3 - Não force uma situação que não está existindo, saiba que uma unidade de emergência não faz terapias psicológicas. Não crie desmaios, convulsões, alucinações, ataques… As equipes são treinadas e experientes, saberão identificar se o paciente estiver simulando uma crise.
4 - As vezes as pessoas podem achar falta de educação ou sensibilidade, mas os socorristas geralmente apresentam um comportamento mais racional, pois estarão focados em resolver a gravidade da situação, que muitas vezes a própria família não consegue identificar.
5 - Embora possa parecer, mas eles não são heróis.
Também precisam de água, alimento, banheiro… Então seja apenas humano com aqueles que entregam as suas vidas para salvar as outras.