15 de Março de 2019 às 08:27

Solarprime informa: o que são empresas sustentáveis e como se tornar uma?

(34) 999050999 (WhatsApp) Av. Faria Pereira, 4060 (Anexo a Projetec) www.solarprime.com.br/patrocinio

Todo cidadão já deve ter ouvido falar em sustentabilidade. Nas últimas décadas, o termo ficou bastante conhecido e, inclusive, é cada vez mais frequente a criação de empresas sustentáveis no mercado. O conceito diz respeito à capacidade do ser humano e das organizações de realizar as suas atividades sem prejudicar os recursos naturais ou degradar o meio ambiente. A necessidade de pensar nessas questões é tão grande que, daqui a alguns anos, uma empresa só conseguirá alcançar o sucesso se os seus lucros estiverem, de fato, alinhados a ações sustentáveis.

Mas afinal, como se tornar uma organização com essas características? É o que explicaremos no post de hoje. Acompanhe a leitura e descubra tudo sobre a sustentabilidade corporativa!

O QUE SÃO EMPRESAS SUSTENTÁVEIS? 

Diferente do que se imagina, para ser sustentável, uma empresa não deve somente plantar árvores ou seguir normas ambientais. Muito além disso, uma organização verde é aquela que é criada, cresce e se consolida no mercado para que as suas ações contribuam para o desenvolvimento de toda a sociedade. Ou seja, são as corporações que realmente pretendem contribuir, de forma positiva, para o planeta. Existem algumas regras básicas que as organizações precisam seguir para serem classificadas nessa categoria. São elas:

  • criar um ambiente corporativo seguro e capaz de estimular a criatividade dos funcionários;

  • oferecer oportunidades de crescimento profissional para os membros da equipe;

  • utilizar, de forma racional, os recursos naturais;

  • investir em tecnologias capazes de diminuir os impactos ambientais;

  • adotar ações transparentes que sigam as normas éticas e regulamentadas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE?

Hoje, boa parte da população também está se preocupando com o meio ambiente. Por isso, muitas pessoas preferem adquirir produtos ou contratar serviços de empresas que mostram preocupação e cuidado com os recursos naturais. Ao adotar práticas sustentáveis, uma marca consegue melhorar a sua reputação no mercado, conquistando, assim, mais público e rendimentos.

Um outro benefício de quem tem um negócio sustentável é a redução dos custos. Isso porque práticas sustentáveis são capazes de economizar recursos e, com isso, diminuir os gastos mensais. Exemplos? Empresas que reutilizam a água ou utilizam energia solar.

COMO SE TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL?

Existem diversas práticas que podem ser adotadas pelas corporações que desejam se tornar sustentáveis. Para começar, vale a pena experimentar novas ações até descobrir quais funcionam melhor para o seu negócio. Abaixo, listamos algumas dicas simples e eficazes:

  • conscientize seus colaboradores sobre a importância da sustentabilidade;

  • invista em processos transparentes e capazes de transmitir confiança aos clientes e colaboradores;

  • adote um sistema de documentação eletrônica para diminuir o consumo de papel;

  • verifique a estrutura dos seus espaços para identificar onde existe desperdício de recursos naturais;

  • utilize fontes de energia limpa na sua corporação, com a energia solar;

  • substitua aparelhos eletrônicos antigos por modelos novos, que consomem menos energia;

  • crie um sistema de coleta seletiva para descartar lixo reciclável.

  • Seguindo essas estratégias, todos saem ganhando: tanto a sociedade quanto o seu negócio. A natureza agradece!


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!