25 de Janeiro de 2014 às 14:35

Sonda Opportunity fotografa Pedra misteriosa que intriga especialistas da Nasa

Imagem enviada em 8 de janeiro pelo Opportunity não aparecia 12 dias antes

\"\"Registros do local sem a pedra (à esquerda) e com a pedra (à direita) )Foto: NASA / Divulgação

A misteriosa aparição no solo de Marte de uma pequena rocha com forma de uma "rosca" em uma imagem transmitida pelo robô marciano Opportunity  deixou intrigados os cientistas da Agência Espacial americana (Nasa) que agora investigam.

A imagem foi enviada em 8 de janeiro pelo robô quando os cientistas se preparavam para acionar seu braço teleguiado para fazer experimentos.

Nela, vê-se uma pequena pedra de cor branca nas laterais e um vermelho escuro no centro, que repousa sobre uma zona rochosa sem outros elementos e que não aparecia nas imagens do mesmo local transmitidas 12 dias antes, afirmou o principal cientista da missão Opportunity, Steve Squyres.

 

De qualquer maneira, a pedra chamada de "Ilha Pináculo" proporciona um inesperado bônus para os cientistas. "A maior parte da pedra tem um tom brilhante, quase branco", disse a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, num comunicado na terça-feira.

"Uma porção é vermelha. A Ilha Pináculo pode ter sido virada de ponta-cabeça pela roda, proporcionando uma circunstância incomum para o exame do lado de baixo de uma pedra de Marte."

Os cientistas suspeitam que a pedra foi virada por uma das rodas do robô. Pode também ter parado ali por conta da queda de um meteorito

\"\"Robô Opportunity em missão em Marte