17 de Julho de 2021 às 11:36

Três chapas disputam eleição do Conselho Fiscal do Sicoob Coopacredi, que já está presente em 15 cidades e 02 distritos de Minas e Goiás, e em breve na Bahia

A eleição será por meio do aplicativo Sicoob Moob e são 9.682 associados em condição de voto.

 

Da redação do Patrocinio On-line - Foto:  divulgação

 

Continue lendo após anúncio
 

PATROCÍNIO (MG) - O Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopacredi, Célio Machado de Castro, publicou um esclarecimento sobre a realização da Assembléia Geral Extraordinária que ocorrerá no próximo dia 26 de julho, as 19 horas, quando três chapas disputam o Conselho Fiscal.

Segundo o edital de convocação eleição será por meio do aplicativo Sicoob Moob, com primeira convoção as 17 horas e a última as 19 horas.

São 9.682 associados em condição de voto.

O Presidente Célio e  prestou alguns esclarecimentos a reportagem do Patrocínio Online,  via aplicativo, do porquê da primeira eleição não ter sido homologada pelo Bacen e da decisão da convocação e um novo pleito. Confira aqui órgãos estatutários do Sicoob Coopacredi 

A eleição para o Conselho fiscal, realizada em 12 de abril, não foi homologada pelo Bacen , tendo em vista que a chapa única do atual conselho fiscal, não atendeu as exigências de renovação de um membro. Segundo Célio Machado de Castro, foi comunicado que teria de um membro efetivo renunciar e um suplente assumir para que o Bacen assim homologasse a chapa. Porém os membros eleitos não entraram em um acordo. “Assim tive de tomar a decisão de convocar novas eleições, que de acordo com nosso estatuto é minha atribuição”, afirmou o dirigente.

Segundo Célio:  “o Conselho de Administração nesta eleição não tem participação em qualquer chapa, somente pedimos para que os associados entendam bem as atribuições de cada conselho. O conselho fiscal não tem participação nas decisões, como exemplo construção da sede, e outras projetos realizados, pela nossa gestão administrativa”, esclareceu o presidente do Conselho de Administração, frisando também “As atribuições do conselho fiscal são de fiscalizar e não de gestão. A gestão é do Conselho de Administração, do qual sou presidente”.

Indagado se sobre se o Conselho Fiscal é remunerado e isso teria poderia ter tido uma influência na histórica, participação de 03 chapas, Célio confirmou que membros efetivos tem direito de uma cédula por mês, valor bruto em torno de 3 mil reais.

Os membros do Conselho de Administração também recebem uma cédula presença por mês do mesmo valor, afirmou Célio, salientando: “Porém eles estão a minha disposição para tomarmos decisões conjuntas, a qualquer hora que forem demandados”.

Expansão

Com sede em Patrocínio, onde tem duas agências, a principal na Avenida Rui Barbosa ao lado da Praça Santa Luzia, o Sicoob Coopacredi e a segunda no distrito de São João da Serra Negra (Patrocínio), e Brejo Bonito (Município de Cruzeiro da Fortaleza, mais 14 cidades em Minas e Goiás, e em breve em Luiz Eduardo Magalhães, Bahia.

Uma das principais realizações da atual gestão, além da expansão, foi a construção da moderna sede no centro de Patrocínio.