Com informações e fotos da Polícia Militar
UBERLÂNDIA (MG) - Na manhã de terça-feira, 10/1/23, foi noticiado via rede rádio da PM que dois autores, um armado de revolver, haviam roubado uma caminhonete L200 Triton de cor branca, na rua do Feirante bairro Planalto em Uberlândia e em seguida fugiram sentido ao bairro Santo Inácio.
As guarnições policiais foram para o local e, segundo a vítima do sexo masculino de 55 anos, estava com sua caminhonete MMC/L200 triton 2.4 hls, de cor branca, na rua do Feirante, estacionada, aguardando para carregar com argamassa adquirida no endereço quando foi surpreendida por dois autores, o primeiro magro, alto, usando boné azul claro/branco, capa de chuva amarela, calça jeans, sapato marrom, armado com um resolver preto, este lhe abordou com ameaça com arma de fogo, roubou sua carteira contendo documentos e cartões, a chave da caminhonete e um celular Samsung de cor branca; o segundo autor, que abordou a segunda vítima, do sexo masculino de 44 anos, era magro, alto, trajando blusa de frio preta tênis e com detalhe cinza, calça jeans, tênis escuro com detalhe branco e boné preto/azul e, com ameaça, roubou um celular Samsung A30.
Em seguida os autores fugiram na caminhonete sentido, avenida. K.
Uma das vítimas, conseguiu rastrear seu celular roubado, tendo a última localização registrada na estação de Água do Jardim Vica no bairro Bela Vista.
Uma guarnição policial militar foi até este novo endereço e localizou a caminhonete estacionada no meio do mato, trancada. a equipe estava repassando a situação do veículo localizado para o Copom, momento que dois homens vinham andando por entre as casas, e um deles foi reconhecido pelos policiais.
Os suspeitos, ao verem os militares, saíram correndo e os policiais iniciaram a perseguição aos suspeitos, contudo um dos autores fugiu por entre as casas.
O segundo autor entrou por uma mata de difícil acesso, então, foi acionada a equipe Rocca.
Os militares montaram o cerco na mata onde o suspeito se escondeu.
A equipe Rocca, após seguir o protocolo padrão de atuação na busca e captura com cães da PMMG, deu ao suspeito ordem para se entregar, avisando-lhe que seriam empregados os cães de busca e captura.
Diante da negativa do mesmo, foi empregado o cão de busca e captura Arcos que após intenso rastreamento localizou o suspeito imobilizando-o.
O jovem de 23 anos, confessou ter praticado o roubo, na companhia do outro autor.
Após o fato, relatou que deixou a caminhonete onde que ela foi localizada e foram guardar a arma que foi utilizada no crime, próximo de onde mora.
Os dois decidiram retirar a caminhonete do local que a haviam abandonado, mas depararam com os policiais e então tiveram que fugir.
Com a declaração do autor, os policiais foram até seu barraco e localizaram a arma usada no crime, um revolver oxidado calibre .38, marca taurus, cabo emborrachado.
Os militares realizaram uma pesquisa no sistema que consta que esse revólver foi roubado em 2014.
Foram localizados ainda três crachás de identificação e após pesquisa no sistema foi constatado que o dono dos crachás havia sido vitima de roubo no ultimo dia 03/01/2023 e relatou que, após um autor armado de revolver ter anunciado o assalto e efetuado um tiro para o alto, foi roubada uma caminhonete Fiat/Toro de cor branca.
Diante das evidências o suspeito preso confirmou que foi o autor do roubo deste veiculo e que teria dispensado o carro no bairro Morada Nova não sabendo mais o paradeiro do veiculo.
Este suspeito ainda disse aos policiais o local onde havia jogado o Samsung A30, que foi localizado debaixo de uma telha em um lote próxima a sua casa e apontou também um pé de mamona na rua próxima a sua casa onde o mesmo havia dispensado a chave da caminhonete localizada.
As equipes diligenciaram para tentar localizar o outro, mas não encontraram. Somente as vestimentas que o mesmo usou no roubo, foram localizadas e apreendidas.
Os militares deram voz de prisão ao autor e devido a fuga pela mata fechada e a luta corporal com o cão de busca e captura, o autor foi assistido na UAI Planalto e posteriormente foi encaminhado para delegacia de plantão juntamente com materiais apreendidos.
O veículo foi apreendido e removido ao Minas Pátio.
Durante a perseguição pela mata, um dos policiais militares teve uma lesão no tornozelo esquerdo e também atendido na UAI.