16 de Fevereiro de 2026 às 10:09

Unimed Patrocínio alerta para os riscos do uso excessivo de fones de ouvido

Especialistas explicam como o volume alto pode causar perda auditiva precoce e orientam sobre cuidados simples para proteger a audição.

Os fones de ouvido fazem parte de diversos momentos da nossa vida: seja para assistir a séries, ouvir música, praticar exercícios e até mesmo no trabalho, durante reuniões. 

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que essa grande exposição resulte em uma perda auditiva precoce. 

Leia nosso artigo completo no Portal Viver Bem para conferir ainda mais dicas para manter sua audição saudável por muito mais tempo - unimed.me/viverbem

#Acessibilidade Vídeo sobre os riscos do uso de fones de ouvido no máximo, feito com cenas de pessoas reais para ilustrar o que está sendo dito. O vídeo explica que, para ouvirmos, as vibrações enviadas pelo tímpano se propagam até às células ciliadas. Essas células insubstituíveis criam o estímulo elétrico que vai ao cérebro e nos faz reconhecer os sons. Mas, com o excesso de vibração, elas podem viver menos, causando perda auditiva. Também há as seguintes dicas de cuidado com a audição: controlar o volume, fazer pausas e testar fones que isolam ruídos. Por fim, há um convite para ler mais sobre cuidados com a audição no artigo do Portal Viver Bem.