Período de mudanças físicas e emocionais, a adolescência tem alguns desafios.
E, nesse cenário de isolamento, as dificuldades são ainda maiores, porque a socialização é muito importante para essa fase da vida. Sendo assim, na medida do possível, é fundamental estarmos atentos aos seguintes pontos de atenção na saúde do jovem:
SAÚDE MENTAL: medo do futuro, desejo de autonomia, descoberta da identidade sexual, conflitos internos… tudo isso pode ser fonte de estresse e tristeza. O papel dos pais e mães é se mostrarem abertos para ouvir, conversar e resolverem juntos, mas também respeitar o espaço e a privacidade. Saber que têm com quem contar é fundamental!
SAÚDE FÍSICA: problemas como má alimentação, obesidade e sedentarismo aumentam nessa faixa etária, mas podemos evitar. Que tal uma atividade física em conjunto? Ou deixar que faça com um(a) amigo(a)? Esporte pode ser uma boa! Ah, e lembre-se do exemplo: legumes e frutas no seu prato é incentivo para que o jovem coloque no dele.
SAÚDE SEXUAL: casos de infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, aumentaram no país e é muito importante ensinar sobre prevenção desde o começo da vida sexual. Converse sobre uso de preservativo e cuidados sexuais sem tabu. Diálogo é tudo!
SONO: é muito frequente que adolescentes tenham sono irregular (dormindo muito, dormindo pouco, dormindo em horários “estranhos”), mas dormir bem é fundamental para nossa saúde. Tente criar uma rotina de família para todos garantirem o sono adequado.
Com compreensão e amor, todas as fases da vida ficam melhores. E a saúde é consequência! #saudedosjovens #adolescencia #paisemaes
#PraCegoVer #PraTodosVerem
Foto de uma mulher e uma adolescente rindo, ambas com o cabelo ruivo encaracolado. Acima, está escrito "Conte pra gente: tem adolescente na sua casa?" Abaixo, está a frase "Veja algumas dicas de saúde para essa fase!" e o logo da Unimed.