10 de Dezembro de 2025 às 10:10

Vacina contra bronquiolite para gestantes começa a ser aplicada em Patrocínio nesta quarta-feira (10)

A a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana ajuda prevenir casos de vírus respiratórios em recém-nascidos

Foto: João Risi/Ministério da Saúde

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que  que a vacina destinada à prevenção da bronquiolite em gestantes a partir de 28 semanas já está disponível na rede de saúde. A aplicação começa nesta quarta-feira, 10 de dezembro, nos horários de 8h às 10h30 e 13h às 16h, mediante apresentação do cartão de vacinas.

A oferta integra as ações de proteção à saúde materno-infantil e segue as recomendações de imunização para reduzir riscos respiratórios em recém-nascidos.

Na área rural, a aplicação será realizada até as 15h30, de acordo com o cronograma das equipes de Estratégia Saúde da Família.

O Governo Municipal reforça a importância da vacinação para ampliar a segurança das gestantes e garantir maior proteção aos bebês no início da vida.

O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal responsável por hospitalizações de bebês e crianças. Agora, a vacina contra o vírus está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana com o objetivo prevenir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.

O VSR é o principal responsável por 75% dos registros de bronquiolite em recém-nascidos e por aproximadamente 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos. Até o momento, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados pelo vírus.

Proteção que começa na gestação

A vacina contra a bronquiolite em grávidas funciona por meio da imunização passiva: a mãe produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR.

A aplicação é indicada para uma fase específica da gravidez, geralmente no terceiro trimestre, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê é mais eficiente.

A vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e deve ser aplicado a partir da 28ª semana de gestação, garantindo proteção aos bebês nos primeiros meses de vida. A meta é vacinar 80% do público-alvo. O Ministério da Saúde também prevê a compra de mais 4,2 milhões de doses até 2027.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!