A abertura da Festa Nacional do Café a Fenacafé 2023 em Patrocínio na noite dessa quarta-feira 12/04, rendeu dor de cabeça para alguns frequentadores que amanheceram prestando queixa de furtos de celulares e até carteira de bolso.
Mesmo a grande presença de policiais e seguranças, além de câmeras não inibiu a ação dos criminosos, que são habilidosos e furtam o celular, na maioria das vezes, sem que as pessoas percebam de imediato.
Esses criminosos, geralmente são especialistas nesta modalidade de furto e frequentam festas agropecuárias e eventos com aglomeração,
De acordo com informações policiais, dezenas de pessoas estiveram na unidade policial para registrar boletins de ocorrência.
Orientação
A alta incidência desse tipo de furto gera uma preocupação grande na polícia. Esse número de celulares furtados é significativo e chama a atenção. Além dos criminosos eventuais, tem a ação de outros grupos, informou a autoridade policial.
A polícia relatou que o consumo de bebidas alcoólicas, distração e atenção voltada para o show pode facilitar a ocorrência de furto. Em uma festa dessa, todo mundo carrega o celular. Com aglomeração, esbarra em alguém e eles aproveitam para pegar o celular, afirmou.
Em casos de furto, para facilitar a ação da polícia além do contato do celular, a pessoa deve fornecer o número de série do aparelho.
A Polícia Militar diz que monitora algumas pessoas que fazem parte de quadrilhas especializadas em furtos de celulares para evitar esse tipo de ação durante a Fenacafé 2023.
No evento do ano anterior, algumas pessoas foram vítimas desses indivíduos e tiveram seus aparelhos subtraídos.