Uma aeronave trabalha colhendo e transportando água e homens até os focos de incêndio
As operações de combate a incêndio na área de reserva no entorno Estância Serra Negra prosseguiram nesta sexta-feira e serão retomadas na manhã desse sábado. A boa notícia é que a equipe que trabalha no local, com reforços e apoio de uma aeronave obteve avanços significativos para debelar o incêndio.
Segundo o comandante da operação Capitão BM Tiago Maia, 20 militares do Corpo de Bombeiros iniciaram os trabalhos antes do amanhecer já com a divisão das três frentes de militares em pontos prioritários na mata.
Nas primeiras horas de trabalho foi possível realizar sensível progresso, sendo que vários focos foram debelados.
No avançar do dia a temperatura aumentou muito, bem como os ventos, o que fez com que novos focos fossem gerados de forma esparsa e em várias partes da mata de forma distante entre si.
Nesse sentido com apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros e de drones foram visualizados os locais prioritários para alocação das equipes de solo procederem as intervenções necessárias.
Os trabalhos no local são difíceis de serem realizados devido a densidade da mata, terreno muito inclinado, pedras soltas e árvores que caem, o que torna necessário muita atenção.
As equipes continuam em campo no presente momento e as operações prosseguem para o próximo dia.
Segundo o o oficial: “Reitera-se os apoios das empresas Yara, Mosaic, polícia militar e moradores locais que tem sido fundamentais para o sucesso da missão”.
Apesar dos focos não foi visualizado avanço na área queimada. Estima-se que cerca de 400 ha hectares foram queimadas.