19 de Novembro de 2025 às 11:55

Veja os pronunciamentos e quem votou a favor ou contra a aplicação de penalidades disciplinares ao Vereador Ricardo Balila

Apesar de aprovado pela maioria no Processo de Resolução, as punições ao parlamentar não serão aplicadas de imediato.

PATROCÍNIO (MG)- Foi votado na 33ª Reunião da Câmara Municipal o Processo de Resolução nº 09/2025 – que dispõe sobre a aplicação de penalidades disciplinares ao Vereador Ricardo (Balila) Antoni Rodrigues, em razão de quebra de decoro parlamentar, e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora.

Segundo explicou o Presidente da Casa, Nikolas Elias, após essa votação, o processo segue agora para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que vai analisá-lo dentro dos prazos regimentais. Após essa análise, será votado na comissão e retornará ao plenário para nova votação. Resumindo: as punições ao parlamentar não serão aplicadas de imediato.

Foram oito votos favoráveis e cinco contrários.

Votaram contra a punição a Ricardo Balila, os vereadores Emerson, Adriana, Pastor e Peuca (ou seja, votaram a favor de Balila).

Túlio do Salitre faltou à reunião e alegou problemas de saúde, segundo a assessoria da Câmara.

Os demais vereadores votaram a favor da abertura do processo: Alcides, Dr. Marco Antônio, Lisandra da Saúde, Leandro Caixeta, Nelinho, Humberto Donizete (Bebé), Marquinhos Remis e Raquel Resende.

Antes da votação, se pronunciaram os vereadores Leandro Caixeta e Alcides Dornelas, que criticaram a postura de Ricardo Balila (assistam ao vídeo) e afirmaram que ele "sempre parte para o lado pessoal".

Após a votação, Ricardo Balila usou a palavra, se defendeu e disse que está sendo prejudicado por sua postura de oposição e que terá uma atuação ainda mais incisiva (veja o vídeo). Na mesma sessão o vereador apresentou dois requerimentos de informações que foram votados e rejeitados pela maioria.

Os requerimentos eram:

Requerimento de Informações no 14/2025 – sobre a existência de parentes do Prefeito Municipal contratados pela Administração Pública Direta e Indireta do Município de Patrocínio-
MG (autor: Ver. Ricardo Balila).

Requerimento de Informações no 15/2025 – sobre a documentação probatória sobre todas as
tintas e produtos correlatos adquiridos e utilizados pela Administração Municipal, desde o início do atual mandato do Prefeito Municipal até a presente data, abrangendo todas as secretarias, fundações, autarquias, fundos e demais órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Patrocínio-MG (autor: Ver. Ricardo Balila).

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!