No dia 11/08, na cidade de Santa Juliana (MG), o senhor José Augusto Alves surpreendeu a todos ao encontrar a maior batata-doce que até o momento é considerada a maior do Brasil desbancando o ultimo recorde que era de 25,04 km de Santa Catarina.
Durante a colheita no quintal de uma empresa onde trabalha local cedido pelo proprietário para ele plantar, José Augusto se deparou com um tubérculo gigantesco, que pesou impressionantes 35,4 kg.
O tamanho foi tão surpreendente que foram necessárias duas pessoas para carregá-la.
Segundo o RankBrasil, o recorde anterior era de uma batata-doce de 25,04 kg e 1,20 m de diâmetro. Agora, Santa Juliana entra para a história com esse novo feito, que deve ser registrado oficialmente como o maior do país.
José Augusto Alves trabalha de forma autônoma na lavoura há três anos e já plantou milho, melancia e abóbora cabotiá. Hoje, tem maior contato com o plantio de batata-doce, que não é vendida, mas utilizada para a própria alimentação dos plantadores.
Ele contou que viu a batata por volta das 18h00min de segunda-feira, 11/8 e, a princípio, não acreditou no que estava vendo. Pensou que fosse uma pedra, pois, por estar acostumado a trabalhar na terra, imaginou que poderia ser algo comum. Ao tocar o objeto e perceber que estava firme, tentou puxar para saber se era realmente uma pedra. Quando confirmou que era uma batata, chamou seu companheiro, que veio ansioso e ajudou a arrancá-la. Alguns pedaços do tubérculo ficaram na terra, mas, na manhã seguinte, ele os recolheu.
José Augusto afirmou que nunca imaginou, em toda a sua vida, encontrar uma batata desse tamanho. Segundo ele, a maior batata-doce registrada anteriormente havia sido colhida em 2011, em Santa Catarina, com 25 kg. A encontrada em Santa Juliana ultrapassou esse número em mais de 10 kg.
Com esse resultado, ele se mostrou motivado a continuar o plantio: “Com certeza, vou plantar mais batata-doce por aqui agora”, declarou.
A batata-doce de 35,4 kg agora aguarda homologação oficial como a maior já registrada no Brasil.