22 de Maio de 2022 às 13:01

Vídeo e fotos: Confira o balanço da geada nas regiões produtoras de café

Frio intenso no outono pode ser prenúncio de mais geadas no inverno

Região Esmeril

Lavouras de café das principais regiões cafeeiras de arábica do Brasil foram surpreendidas na manhã desta sexta-feira com a presença de geadas, segundo CNC, associações e cooperativas.

Patrocínio, Campos Altos, Rio Paranaíba e Serra do Salitre foram os municípios onde a geada se formou com mais intensidade na região e algumas lavouras foram atingidas, principalmente de café, segundo levantamentos iniciais e informações do agrônomo Antônio Sérgio.

Região Rangel

Região Freitas/Dourados

Região Salitre/São Benedito

A temperatura mínima chegou em média chegou a 3 graus nestas regiões.

As lavouras a princípio não foram atingidas com tanta intensidade, mas houve danos, principalmente nas regiões mais baixas.

Segundo o presidente da ACARPA, em entrevista ao Patrocinio On-line, disse que “a temperatura no perímetro urbano foi de cerca de 3 graus, a mais baixa do ano; que nas áreas de produção houve geada localizada nas baixadas e com as plantações de café atingidas nas “ponteiras” com café brota já afetados no ano passado, mas sem prejuízo para a atual colheita já confirmada. Não houve geadas de capote Embora é preocupante a ocorrência de forte frio nessa época de formação das gemas produtivas das plantas adultas para a próxima florada/safra, finaliza o líder classistas.”. VEJA A ENTREVISTA

Esta geada teve menor intensidade, no entanto a abrangência foi novamente um ponto importante a se destacar. Foram reportados eventos em regiões antes nunca pensadas. Foram recebidos registros confiáveis até o momento: Araguari, Monte Carmelo, Coromandel, Patrocínio, Rio Paranaíba, Araxá, Carmo do Paranaíba, Campos Altos, Franca, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Ibiraci, Altinópolis, São Sebastião do Paraíso, Nova Resende, Cabo Verde, Bom Jesus da Penha, Muzambinho, Alfenas, Machado, Paraguaçu, Três Pontas, Campos Gerais, Campo do Meio, Piumhi, Santana da Vargem, Coqueiral, Carmo da Cachoeira, Oliveira, São Tome das Letras.

Embora áreas cafeeiras não tenham sido comprometidas diretamente, eventos de geadas em quintais e pastos foram reportadas em Piedade de Caratinga, Aricanduva (café) e Capelinha ambas no Leste de Minas Gerais.

Em condições normais poderíamos afirmar que este evento não passou de um alerta.

No entanto, não é fácil afirmar que vivemos tempos normais, afirmam especialistas. Um frio em maio como o atual faz especialistas afirmarem que a possibilidade de pelo menos mais 3 ondas de frio muito intenso é bastante grande.

Frio intenso no outono pode ser prenúncio de mais geadas no inverno, analisam.