20 de Dezembro de 2016 às 08:43

VÍDEO: Embaixador da Rússia na Turquia é assassinado na capital turca

Ele foi alvo de tiros antes de evento; embaixada acredita em ataque de radicais islâmicos

O embaixador da Rússia na Turquia, Andrey Kharlov, foi baleado em uma exposição de arte na capital turca de Ancara nesta segunda-feira (19). Ele foi levado ao hospital em estado muito grave e não resistiu aos ferimentos, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores russo.

A polícia de Ancara matou o atirador que efetuou uma série de disparos, informa a mídia turca.

De acordo com os portais do país, o tiroteio entre o atirador e os policiais durou mais de 25 minutos.

O atirador entrou no local vestido de terno e gravata, com uma documentação de policial, e gritava palavras contra a intervenção da Rússia na Síria. "Não esqueçam de Aleppo, não esqueçam da Síria", disse o jovem que aparenta ter cerca de 30 anos.

Ao final, ele grita a frase "Allah Akbar" (Deus é Grande), usada comumente por terroristas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) antes de realizar grandes atentados. As primeiras informações apontam que Kharlov estava no local por se tratar de uma mostra fotográfica sobre a "visão" dos turcos sobre diversas cidades russas.

A NTV disse que outras três pessoas foram feridas.

A Rússia e a Turquia estiveram envolvidas em conflitos na Síria através da fronteira de onde mais de dois milhões de refugiados sírios se estabeleceram. A Turquia tem sido uma firme opositora do presidente Bashar al-Assad, enquanto a Rússia mobilizou tropas e sua força aérea em apoio ao líder sírio.

O ataque ocorreu um dia antes de o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavu?o?lu, se dirigir a Moscou para conversar sobre a Síria com os seus pares da Rússia e do Irã. Assista ao vídeo do atentado, com imagens fortes.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!