
Durante entrevista coletiva na quarta-feira 26/3, o governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou que a Escola Estadual Joaquim Dias, em Patrocínio, será transformada em uma unidade do Colégio Tiradentes. A medida faz parte da expansão do modelo educacional administrado pela Polícia Militar no estado.
O anúncio incluiu a instalação de duas novas unidades do Colégio Tiradentes no Triângulo Norte: uma em Patrocínio e outra em Ituiutaba. Em Patrocínio, a mudança ocorrerá na Escola Estadual Joaquim Dias; já em Ituiutaba, na Escola Estadual Cônego Ângelo.
Segundo o governador, as escolas deixarão o modelo tradicional e passarão por uma transição ao longo deste ano, com previsão de funcionamento pleno como Colégio Tiradentes já no próximo período de matrículas. A gestão será assumida pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
De acordo com Mateus Simões, a iniciativa busca ampliar o acesso a um modelo de ensino baseado em princípios de disciplina, ética e formação cidadã. “É a possibilidade de os pais colocarem seus filhos em estruturas alinhadas com valores de moral e disciplina da doutrina militar”, afirmou.
O governador destacou ainda que metade das vagas será destinada ao público em geral. Os outros 50% serão reservados a filhos de militares, mantendo o caráter tradicional dessas instituições, mas garantindo também acesso à comunidade.
A expansão segue uma série de investimentos recentes na área. Em fevereiro, foi inaugurada uma nova unidade em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, com investimento de cerca de R$ 40,7 milhões. O espaço é considerado um dos mais modernos centros educacionais da região.
A expectativa do governo estadual é ampliar gradualmente o número de Colégios Tiradentes em Minas Gerais ao longo dos próximos meses.