Foto: Reprodução
Um grave acidente aéreo aconteceu nesta manhã de domingo, 22/12, por volta das 9h30min na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.
A aeronave caiu na área urbana, atingindo lojas e residências na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias do centro da cidade.
A aeronave, que havia decolado do Aeroclube de Canela às 9h12min, colidiu com a chaminé de um prédio antes de atingir o terceiro andar de uma residência na movimentada avenida. O impacto causou grande comoção entre moradores e turistas.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou a morte dos nove ocupantes da aeronave. Equipes do Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança atuaram no local, prestando socorro às vítimas e isolando a área. Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria com sintomas de inalação de fumaça.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
A Defesa Civil e outros órgãos trabalham para apurar as circunstâncias que levaram à queda da aeronave.
Veja a Nota da FAB
Neste domingo (22/12), investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar a Ação Inicial de uma ocorrência envolvendo uma aeronave sem identificação de matrícula até o momento em Gramado (RS).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.