20 de Janeiro de 2018 às 20:49

VÍDEO: Secretário de Saúde concede entrevista e fala sobre Febre Amarela e Dengue

A imunização da febre amarela é realizada apenas de rotina para as pessoas que ainda não foram vacinadas.

Devido aos vários casos de Febre Amarela ocorridos pelo país e divulgados pela imprensa nacional, muitas pessoas têm procurado as unidades de saúde da cidade em busca da vacina contra a doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, disse que evidente há motivos para se preocupar e prevenir, mas por outro lado tranquilizou, informando que não há casos confirmados, e nem notificados ou suspeitos da doença, seja em humanos ou primatas no Município de Patrocínio.

Sobre o boato de macacos encontrados mortos na região de Silvano,  não houve notificaçao oficial.

Bebé salientou que campanha de vacinação da Febre Amarela do ano passado ter sido extremamente bem sucedida,  a imunização é realizada apenas de rotina para as pessoas que ainda não foram vacinadas.

Desde  abril do ano passado a vacinação contra Febre Amarela é realiza em apenas UMA dose que garante a imunização pela vida toda. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. Por essa razão Flávia orienta a população que antes de procurar as Unidades para imunização, verifique seu cartão de vacinação e veja se já não tomou a dose da vacina. Ela ainda alerta as pessoas que realmente necessitem da vacina contra febre amarela, bem como de outras para atualização do cartão, que procurem uma das 16 salas de vacina localizadas nas Unidades de Saúde para colocá-lo em dia.

A  imunização contra febre-amarela é contra-indicada nas seguintes situações:

- Crianças menores de 9 meses de idade e acima de 60 anos de idade (somente com prescrição médica)
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza:
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
- Pacientes com imunodeficiência primária;
- Pacientes com neoplasia;
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou a outras);
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
- Gestantes.

Sobre a febre amarela

A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes. O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

O vírus da FA apresenta dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos, silvestre e urbano. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

DENGUE

Segundo Bebé, em 2017 os casos de Dengue foram reduzidos em 93% em Patrocínio (MG), uma média  de sucesso superior da média estadual de 45%. Ele atribuiu este sucesso, a medida de promover a interação entre o agente comunitário de saúde e o agente de endemias, e evidente a conscientização da população.

Na primeira quinzena de 2018 não foi notificado nenhuma caso de Dengue em Patrocínio. Em dezembro passado foram notificados dois casos suspeitos e um confirmado.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!