PATROCÍNIO (MG) - Exatamente há seis anos, no dia 08 de Junho de 2016, por volta das 01h57min da madrugada, um casal chegou no 46º BPM em um veículo e desceu do carro com bastante desespero. A mulher, que era passageira do veículo, entregou ao cabo Ulisses, militar escalado na sentinela do batalhão, uma criança recém-nascida, com apenas 06 dias de vida, apresentando parada respiratória. O militar percebeu que a criança apresentava coloração arroxeada e que a situação era gravíssima.
Diante da situação emergencial, o militar solicitou que os pais acionassem o serviço especializado, enquanto já iniciava as manobras de ressuscitação cardiopulmonar para reanimá-la, pois o bebê necessitava de intervenção imediata.
O Cabo Ulisses colocou a recém-nascida em seu antebraço, apoiando-o na coxa, e realizou as manobras de compressão torácica utilizando os dedos indicador e médio, em seguida, na posição de bruços, com a cabeça mais baixa que o corpo, e com os dedos indicador e médio manteve a boca da criança aberta, realizando a sequência de cinco tapas nas costas para desengasgá-la.
Durante a ação, o militar percebeu que a criança vomitou o leite e voltou a respirar, sendo entregue a mãe e orientada a procurar uma unidade de saúde.
Segundo especialistas, em casos de engasgos (obstrução de vias aéreas), se não houver uma prestação de socorro imediata, em um curto espaço de tempo, pode haver uma evolução para parada cardiorrespiratória, danos irreversíveis no cérebro e até mesmo o óbito.
A intervenção imediata do militar foi fundamental para salvar a vida da pequena, hoje com 6 anos.
Na quarta-feira, 08/06, seis anos após o fato, o Cabo Ulisses e o veterano da Polícia Militar Tenente Borges, que também estava de serviço no dia, juntamente com os tenentes Dornelas, Benício e Soldado Paula, fizeram uma visita para a família e tiveram a grande satisfação de ver que a criança estava com muita saúde e externando bastante alegria.
Na oportunidade, a PM observou a alegria da família ao reencontrar o cabo Ulisses e poder agradecê-lo pelo profissionalismo, técnica e conhecimento, cuja ação imediatamente adotada possibilitou que essa linda garotinha permanecesse com vida e crescendo com saúde.