Fotos: Ericksson Moraes/Divulgação
NOVO AIRÃO (AM) - Populares capturaram e mataram uma sucuri de aproximadamente cinco metros de comprimento em Novo Airão, município a 115 Km de Manaus, na quarta-feira (7). A cobra matou um cão da raça pit bull, que tinha oito meses de idade.
Segundo o agente de portaria Erickson Moraes, a cobra atacou, mordeu, enrolou e jogou o cachorro em um igarapé. "Um colega deixou o pit bull na praça e desceu para beber água. Quando ele se deu conta, a cobra já tinha atacado o cachorro", contou.
Erickson conta que o dono do cachorro e mais alguns amigos deram pauladas na cobra para que ela soltasse o pit bull. No entanto, os dois animais morreram.
Eriksson, autor das imagens que viralizaram afirma que esse tipo de ocorrência com cobras costuma ser registrado no município. "Com essa enchente, tem sido bastante comum. Essa cobra, provavelmente, era um macho", afirmou.
Crime ambiental
Matar cobra é crime ambiental, já que elas são animais silvestres. Quem encontrar uma cobra deve chamar o Corpo de Bombeiros 193 para o resgate do animal. O uso e comércio de animais silvestres é controlado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com o artigo 29, da Lei de Crimes contra o Meio Ambiente, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, pode ocasionar prisão de seis meses a um ano, além de multa.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!